URGENTE: Diamantino suspende temporariamente vacinação contra Covid-19

Data: 18 de Maio de 2021
Autor: Haron Alvares
Fonte: Ascom - Prefeitura de Diamantino

O Governo de Diamantino, através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária, atendendo as recomendações da Secretaria de Estado de Saúde do Governo de Mato Grosso, suspendeu temporariamente a aplicação de novas primeiras doses contra a Covid-19, reservando o estoque disponível para a finalização do esquema vacinal já iniciado.

A suspensão deve perdurar durante toda a semana, até que se normalize a produção e distribuição dos imunizantes pelo Programa Nacional de Imunizações – PNI do Ministério da Saúde, que segundo memorando assinado pelo gerente do Programa Estadual de Imunização, Thiago Nunes Rondon sofreu desabastecimento em razão da paralização da produção da produção dos imunizantes em decorrência do retardo no recebimento do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), vindo da China, pelos laboratórios farmacêuticos da Fiocruz e Instituto Butantã.

Recomenda-se que sejam reservadas as vacinas recebidas na vigésima primeira remessa (Etapa 19) do Programa Nacional de Imunizações – PNI do Ministério da Saúde para a aplicação da segunda dose completando o esquema vacinal já iniciado.

O município de Diamantino já aplicou o total de 4.820 vacinas contra a Covid-19 em sua população, sendo que 3.357 pessoas receberam a primeira dose do imunizante e 1.463 a segunda dose.

A secretária municipal de saúde, Marinêze de Araújo Meira lembra que Diamantino está dentro das novas recomendações feitas pela SES/MT e pelo Ministério da Saúde e sempre zelou pela preservação da segunda dose dos imunizantes a fim de concluir o cronograma vacinal do município.

“Diamantino é um município no interior do país e ainda enfrentamos problemas de logística de transporte, com a distribuição das vacinas não é diferente, por isso nos planejamos e zelamos pela manutenção das duas doses em nossa população”, disse. “Vamos fazer uma breve pausa nas aplicações da primeira dose e tão em breve que recebermos mais vacinas retomaremos a aplicação na população com idade acima de 60 anos e pessoas com comorbidades”, conclui a secretária.

Endereço: Rua Joaquim Pereira Feirreira Mendes, 2341 - Jardim Eldorado
Horário de Atendimento: 07:00 às 11 hs e das 13 às 17 hs