PROJETO SAÚDE REDES

Profissionais da saúde passarão por qualificação e Unidades de Saúde terão horário de funcionamento alterado em Diamantino

A qualificação faz parte do Saúde Redes, projeto inédito no Brasil realizado em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Data: 16 de Março de 2023
Autor: Anna Capistrano
Fonte: Superintendência de Comunicação

Foto por: John Oliveira

100% dos profissionais da rede municipal de saúde participarão, entre os dias 21 a 24 de março, da primeira etapa de implantação do projeto Saúde Redes, que visa organizar a atenção básica de saúde e aperfeiçoar a qualidade do atendimento à população. Devido a qualificação, algumas unidades básicas de saúde estarão fechadas e outras com equipe reduzida, confira o cronograma de funcionamento:

Unidade de Saúde

21 e 22 de março Unidade de Saúde 22 e 23 de março

ESF - Pé Branco

Fechado

ESF - Jardim Alvorada

Fechado

ESF - Bom Jesus

Fechado ESF - Central Fechado

ESF - Pedregal

Fechado ESF - Rural Fechado

ESF - Deciolândia

Equipe de Atendimento Reduzida 

ESF - Deciolândia

Equipe de Atendimento Reduzida 

ESF - Bairro da Ponte

Fechado ESF - Buriti Fechado
NASF Fechado Pronto Atendimento Equipe de Atendimento Reduzida 

Pronto Atendimento

Equipe de Atendimento Reduzida  CAPS Fechado
Central de Regulação Equipe de Atendimento Reduzida Centro de Reabilitação I e I Fechado
Laboratório Municipal Equipe de Atendimento Reduzida  Laboratório Municipal Equipe de Atendimento Reduzida 
CEM Fechado SAE/CTA     Fechado
       


A Secretaria Municipal de Saúde informa que todos os pacientes tiveram seus exames e consultas reagendados e que nenhum usuário deixará de ser atendido.

Marineze Meira, secretária de Saúde, reforçou a importância da qualificação dos profissionais da saúde para melhoria na qualidade do cuidado e acolhimento dos pacientes.

“O treinamento é de extrema importância para o bom funcionamento da rede municipal de saúde. Diamantino é a primeira cidade no Brasil a ser contemplada como pólo desse projeto. Por meio dele vamos elevar a qualidade do atendimento à população. Desta forma, eu peço a compreensão da comunidade sobre o horário de funcionamento de algumas unidades”, frisou.

A secretária ainda relembrou a população sobre as atribuições das Unidades Básicas de Saúde “Os ESFs atendem pacientes eletivos, ou seja, que não necessitam de atendimento emergencial, por isso, em casos excepcionais, podem ser reagendados. Os serviços de urgência e emergência não serão interrompidos durante o treinamento”. 

PROJETO SAÚDE REDES

Desenvolvido em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo (SP), o projeto Saúde Redes tem o objetivo de organizar a rede de atenção à saúde a fim de aperfeiçoar a qualidade do atendimento à população, tendo como alvo o cuidado com o paciente.

A adesão à ação foi firmada em fevereiro deste ano pelos prefeitos de seis municípios da região Centro Norte de Mato Grosso (Diamantino, São José do Rio Claro, Rosário Oeste, Nortelândia, Nobres e Alto Paraguai). Também são parceiros do projeto: o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde - Conasems e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT). 

As ações são financiadas pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROAD - SUS), por meio de uma aliança com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o Ministério da Saúde. 
 

Prefeitura de Diamantino
Saúde Redes
Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Saúde
Endereço: Rua Desembargador Joaquim Pereira Ferreira Mendes,2287 - Bairro Jardim Eldorado
Telefone: (65) 3336-6400
Horário de Atendimento: 07:00 ás 13:00
CNPJ - Prefeitura Municipal de Diamantino: 03.648.540/0001-74