PREVENÇÃO

Proerd tem início para cerca de 300 alunos da rede municipal de ensino de Diamantino

O programa atua na prevenção ao uso de drogas e no combate à violência, criando consciência nos pequenos

Data: 26 de Março de 2024
Autor: Juliano Patrick
Fonte: Superintendência de Comunicação

Foto por: Kelve Rodrigues e Jany Leite

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) iniciou as aulas em três escolas municipais de Diamantino. Ao todo, mais de 300 crianças participarão do programa que é realizado pela Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT), por meio da 9ª Companhia Independente da PM, em parceria com a Prefeitura de Diamantino e Secretaria Municipal de Educação. 

As aulas inaugurais aconteceram de segunda a quarta-feira (18 a 20.03), nas escolas municipais Elza Martins de Queiroz Oliveira, Décio Furigo e Brás Maimoni, respectivamente. Serão ministrados os ensinamentos aos alunos do 1º ao 4º ano. 

O Proerd atua na prevenção ao uso de drogas e no combate à violência, criando consciência nos pequenos, durante as aulas serão abordados temas como segurança pessoal, como acionar números de emergência, bullying, como controlar a raiva, além de noções sobre sinais de trânsito. 

O prefeito Dr. Manoel Loureiro destacou o impacto positivo do Proerd na vida dos alunos e enalteceu o trabalho da Polícia Militar em parceria com a educação. 

“Parabenizo o trabalho que a Polícia Militar com o programa Proerd realiza nas escolas do nosso município, desde o ano passado já acontece esse programa na rede municipal de ensino e este ano serão mais três unidades educacionais que terão o Proerd, programa extremamente importante que prepara crianças para fazer escolhas consciêntes.” 

O 1º tenente da Polícia Militar e instrutor voluntário do programa em Diamantino, Reginaldo Ângelo, comentou o importante papel que o Proerd exerce na vida das crianças.  

“A Polícia Militar por meio do Proerd iniciou as aulas para as crianças ajudando e ensinando elas a fazerem escolhas seguras e responsáveis, isso é a Polícia Militar cada vez mais presente no ambiente escolar e preocupada com o crescimento seguro das nossas crianças.” 

A mãe de um aluno do 2º ano da Escola Municipal Décio Furigo, Sandriane Oliveira, falou do sentimento de surpresa e da admiração em conhecer o Programa Proerd de perto. 

“Eu por ser leiga e não tinha noção de que era um projeto tão importante, eu estou sem palavras, estou em choque com tudo o que vivenciei nesta aula inaugural, só quem é mãe sabe, isso enche nosso coração, foi perfeito. Eu tenho certeza que será importante para as crianças, além delas aprenderem ainda vão ensinar a gente.”

Endereço: Rua Desembargador Joaquim Pereira Ferreira Mendes,2287 - Bairro Jardim Eldorado
Telefone: (65) 3336-6400
Horário de Atendimento: 07:00 ás 13:00
CNPJ - Prefeitura Municipal de Diamantino: 03.648.540/0001-74