Prefeitura vai investir R$ 200 mil na produção de polpas de frutas e derivados da mandioca

Os equipamentos serão operacionalizados pela Coopercaeté e são parte do processo de recuperação e fomento econômico da agricultura familiar de Diamantino.

Data: 23 de Novembro de 2021
Autor: Haron Alvares

Foto por: Kelve Rodrigues

A Prefeitura de Diamantino por meio de ação da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, vai investir R$ 200 mil na aquisição de máquinas e implementos para a produção de derivados da mandioca e de polpas de frutas. Os recursos foram assegurados pelo prefeito municipal durante reunião realizada com lideranças da Coopercaeté na manhã desta nesta terça-feira (23).

A operacionalização dos equipamentos, ficará por conta da Coopercaeté, que receberá uma máquina farinheira para a produção de farinha da mandioca e derivados, e uma máquina despolpadora para industrialização do processo de fabricação de polpas de frutas, o que deverá, segundo o prefeito Dr. Manoel Loureiro Neto (MDB), fomentar a economia rural e servir de estímulo para a permanência do homem do campo.

“Nosso intuito é o de promover a industrialização das mais variadas cadeias produtivas da nossa cidade, estamos investindo no homem do campo no sentido de tornar a Agricultura familiar economicamente viável e sustentável”, disse o gestor.

O secretário de agricultura destaca que a viabilidade econômica será possível com a implantação do Serviço de Inspeção Municipal – SIM, sendo possível ao pequeno produtor e cooperativas de trabalho dos projetos de assentamentos, comercializar sua produção no município e para a prefeitura.

“Estamos há poucos passos da implantação do serviço de inspeção municipal que proporcionará ao pequeno produtor e cooperativas de trabalho a comercialização no município, os produtos feitos na Caeté, na Bojuí e em toda a zona rural, farão parte do cardápio da merenda escolar e também estarão disponíveis em todo o comércio de Diamantino, com qualidade e segurança”, destaca o secretário.

Estiveram presentes na reunião, o vereador Ranielli Patrick (presidente da Câmara de vereadores) o assessor do deputado estadual Dilmar Dal´Bosco, cooperados da Coopercaeté e alunos do curso de agronomia do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT.

Horário de Atendimento: 07:00h às 11:00h e 13:00h às 17:00h