Prefeitura inaugura nova sede do CREAS em Diamantino

Autor: Geisi Catrinque
Fonte: ASCOM - Prefeitura de Diamantino

Foto por: Kelve Rodrigues

A nova sede do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social foi inaugurada pela Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, nesta segunda-feira (20.06). A unidade funcionará na Rua Benedito Moreira da Silva, em frente à praça Major Caetano Dias.

A cerimônia de entrega contou com a presença do prefeito Dr. Manoel Loureiro, do secretário de Assistência Social, Gilson da Silva, da secretária de Educação, Rose Carris, do secretário de Meio Ambiente e Cidades, Ricardo Batista, do chefe de gabinete, Milton Criveletto, da secretária de administração, Evanilda Martins de almeida, da secretária de Fazenda, Marineides Nogueira, do coordenador do Conselho Tutelar, Wirley Vasconcelos, além da coordenadora do CREAS, Maria José Moraes, equipe técnica e convidados.

Dr. Manoel manifestou sua preocupação em oferecer condições e estrutura necessárias para que os serviços especializados sejam ofertados de forma eficiente. O gestor também reconheceu a importância do empenho no trabalho social realizado pela equipe do órgão.

“É com muita alegria que estamos entregando esta obra, uma nova sede com salas climatizadas, mais amplas e mobiliadas. Eu digo que aqui estamos diante de um prédio de amparo social. É aqui que as pessoas se sentem amparadas e seguras, um porto seguro para as vítimas expostas a situações de violência e vulnerabilidade. Quero parabenizar toda a equipe do CREAS que não mede esforços para atender as pessoas e reafirmo o compromisso de oferecer os instrumentos necessários para que as ações sejam executadas com eficiência”, afirmou.

O Secretário Gilson disse que uma das frentes de ações da pasta é aumentar a capacidade de proteção às famílias em situação de risco social. “É uma honra para nós entregarmos coisas boas e novas para a população. A unidade do CREAS faz parte da rede de proteção do município e requer um espaço com equipe técnica preparada e estrutura adequada para que os serviços cheguem a quem precisa produzindo resultado. Essa entrega significa muito para nós que estamos acompanhando a realidade das famílias assistidas e que precisam de acolhimento digno”, pontuou.

A coordenadora Maria José informou que, atualmente, mais de 50 famílias, que vivenciaram situações de violações de direitos ou de violências, são atendidas no CREAS do município. Os serviços também são ofertados à vítimas de assédio, discriminação, abuso e outros tipos de violência que demandam cuidados em razão da idade ou deficiência.

O novo CREAS dispõe de seis salas para o atendimento, cozinha, banheiro, e espaço para arquivos, além de um corredor adaptado com acessibilidade. A equipe é formada por sete profissionais: psicóloga, orientadoras, assistente social, recepcionista e zeladora.

“Agora vamos trabalhar em um local mais centralizado, num ambiente acolhedor e com uma equipe completa. Isso é fundamental para oferecer serviço de qualidade e fomentar as ações direcionadas ao público assistido pelo órgão”, declarou Maria José.

A orientadora social Maria Rosa Lima avaliou que a reestruturação do ambiente, aliada ao trabalho da equipe de profissionais disponível no CREAS, vai ampliar as atividades ofertadas e possibilitar novas estratégias de ações. A nova sede abrigará, ainda, as equipes do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil).

“Vamos intensificar os trabalhos com oficinas, rodas de conversas em grupos separados, levando em conta as condições das vítimas. São assuntos delicados que exigem de nós muito cuidado na hora de orientar. Sabemos que existe uma certa resistência por parte de quem sofreu algum tipo de abuso ou teve outro direito seu violado. Então vamos criar estratégias para atender a todos. Queremos atuar nos contextos de violência, onde costuma prevalecer casos de negligência nas famílias para coibir as práticas e também estimular a autoestima e superação das vítimas”, explicou.

Wirley ressaltou que o órgão melhor centralizado e com mais estrutura facilita o desenvolvimento dos projetos. “Isso facilitará as ações realizadas de forma integrada e mais eficiente. O Conselho Tutelar está muito ligado ao CREAS e CRAS em busca de oferecer um atendimento mais humanizado. Esse novo prédio reformado favorece melhor acesso para nós e às pessoas que precisam do atendimento especializado”, comentou.

Endereço: Rua Joaquim Pereira Ferreira Mendes, 2287 - Jardim Eldorado
Horário de Atendimento: 07:00 ás 11:00 13:00 ás 17:00