DESENVOLVIMENTO

Prefeitura e Sebrae-MT inauguram Sala do Empreendedor em Diamantino

Os empresários do município contam com um espaço de apoio para os seus negócios

Data: 06 de Julho de 2023
Autor: Anna Capistrano e Jany Leite
Fonte: Superintendência de Comunicação

Foto por: Jonh Oliveira

Empresários do município agora contam com um espaço de apoio para os seus negócios, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Cidade e em parceria com o Sebrae-MT, inaugurou nesta quarta-feira (05.07), a primeira Sala do Empreendedor em Diamantino. A ação faz parte do Programa Cidade Empreendedora e Sustentável e tem o objetivo de orientar micro e pequenos empreendedores na melhoria da gestão de seus negócios e facilitar a abertura de novas empresas. A sala fica localizada na rodoviária Escritor Adelino Dias da Silva.

Ligado a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Cidade, a Sala do Empreendedor oferta o atendimento nos serviços de declaração anual (DASN), solicitação de alvarás, emissão de notas fiscais, emissão do CCMEI e/ou cartão CNPJ, formalização, alteração e encerramento do MEI; emissão e/ou atualização de DAS, legislação do MEI, atualização do nível da contato GOV.BR e seus respectivos selos de segurança, além de informações sobre linhas de crédito.

De acordo com os dados de maio da Receita Federal em 2023, o município de Diamantino conta com 1.088 microempreendedores individuais e com mais de 2.500 empresas ativas na cidade. 

Durante a inauguração, o prefeito de Diamantino, Dr. Manoel Loureiro, reforçou o papel da Sala como ferramenta de aproximação entre administração pública e empreendedores.

“O espaço fortalecerá todos os empreendedores que necessitam de apoio para a construção do seu negócio. Temos o compromisso e o olhar voltado para o desenvolvimento das empresas locais, incluindo a oferta de serviços à prefeitura e outras instituições públicas em todo Brasil”, pontuou o gestor.

Dr. Manoel Loureiro também destacou os trabalhos voltados à criação de mecanismos junto à comissão de licitação, a respeito da elaboração de estratégias que incentivem a participação dos comerciantes locais nos processos licitatórios, fomentando a economia local.

“Queremos mudar a realidade do empreendedor diamantinense, do sentimento de não ser valorizado no município. A mudança começa por aqui na sala do empreendedor, espaço onde todos terão a oportunidade de organizar sua empresa, ter acesso a diversos serviços e tudo alinhado a uma boa orientação técnica. Nosso objetivo é habilitar as empresas para vendas no setor público e privado. Estamos de braços dados nesse trabalho”, frisou o prefeito.

Ricardo Batista, secretário de Meio Ambiente e Cidade, descreveu a satisfação enquanto gestor em inaugurar e entregar um espaço completo que aproxima e beneficia inúmeros empreendedores de Diamantino.

“Essa é mais uma conquista para o município e para a população. Estamos gratos em auxiliar o empreendedor na formalização jurídica da sua empresa. A Prefeitura de Diamantino, em parceria com o Sebrae-MT, trará capacitações, formações e diversas atividades para preparar o empresariado para os desafios do dia a dia. Contem conosco”, informou o secretário.

Representando o Sebrae-MT, Wlademir Alves da Silva, gerente regional do Sebrae em Tangará da Serra, ressaltou o impacto positivo de uma unidade de atendimento no município.

“O Sebrae-MT fica feliz em ser parceiro desse grande feito para Diamantino. A Sala do Empreendedor mostra que gestão é humanizada e tem o olhar voltado para o munícipe que sonha em empreender e se colocar como protagonista da sua história. São mais de mil microempreendedores na cidade e tenho certeza que serão bem atendidos pelas equipes do município"

Representado a Associação Comercial e Empresarial de Diamantino (ACID), a assessora Executiva e Comercial, Paola Vasconcelos, comentou sobre o benefício desse novo espaço para os empreendedores.

“A avaliação é muito positiva com um espaço exclusivo para os empreendedores do nosso município continuar tendo um respaldo e ter onde buscar informações necessárias para abrir sua empresa ou para dar continuidade nos trabalhos. A ACID apoia e fica feliz em ver nossa cidade crescendo através do comércio local.” 

Renan Oliveira, empreendedor no ramo da cervejaria há 6 anos, falou sobre a importância desses espaços para melhor atendimento e fortalecimento de vínculos com o comerciante.

“É importante valorizar esses espaços, principalmente se buscam oferecer um atendimento técnico que proporcione melhorias aos usuários. A Sala do Empreendedor será um grande benefício para aqueles que buscam conhecimento e orientação, esperamos que as formações também sejam incluídas nos serviços”, pontuou o empreendedor.

Também participaram da inauguração o chefe de Gabinete; Milton Criveletto; superintendente de Gestão, Edvaldo Carnaúba; secretário de Meio Ambiente e Cidade, Ricardo Batista; secretário de Infraestrutura e Obras, Edes Franciscato (Edinho); secretaria de Administração, Evanilda Martins, a analista técnica do Sebrae de Tangará da Serra, Sílvia Fraga e a analista de Mercado do Sebrae, Fernanda Cunha.

ATENDIMENTO

A Sala do Empreendedor fica localizada na rodoviária Escritor Adelino Dias da Silva em Diamantino. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 07:00 horas às 13:00 horas, conforme decreto municipal n° 106/2023. Para mais informações sobre os serviços, o empreendedor pode entrar em contato por meio do telefone (65) 99293-0760.

Prefeitura de Diamantino
Sala do Empreendedor
Sebrae
Meio Ambiente e Cidades
Endereço: Rua Desembargador Joaquim Pereira Ferreira Mendes,2287 - Bairro Jardim Eldorado
Telefone: (65) 3336-6400
Horário de Atendimento: 12:00h às 18:00h
CNPJ - Prefeitura Municipal de Diamantino: 03.648.540/0001-74

Privacidade