Prefeitura de Diamantino reforça ações de bloqueio e combate à dengue

Data: 06 de Dezembro de 2021
Autor: Haron Alvares
Fonte: Ascom - Prefeitura de Diamantino

A Prefeitura de Diamantino por meio de ações conjuntas das Secretarias de Saúde e Vigilância Sanitária e Infraestrutura, estão redobrando os trabalhos de recolhimento de entulhos, recolhimento de lixos e realização de bloqueios químicos para evitar a proliferação das chamadas arboviroses, causadas pelo vetor Aedes Aegypti. Os trabalhos serão realizados durante todo o mês de dezembro.

Na última semana foram realizadas intervenções nos bairros da Ponte e Pedregal com o emprego de agente químico por pulverização através de bomba costal em pontos considerados de maior probabilidade do surgimento do mosquito como borracharias, cemitérios e materiais de construção. Há ainda o trabalho dos agentes de endemias que fiscalizam e orientam moradores quanto a limpeza de terrenos e eliminação de focos criadouros da larva do mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre amarela.

Como apoio, a Secretaria de Infraestrutura atua na limpeza e remoção de entulhos e também com a realização de obras de saneamento e drenagem de esgotos a céu aberto e construção de aduelas de concreto, como a que aconteceu no bairro Conceição, que recebeu manilhas de concreto onde anteriormente passava um córrego.

Marinêze de Araújo Meira, secretária municipal de saúde explica a metodologia que será aplicada pelos agentes de endemias no combate ao mosquito da dengue, afirmando colocar em prática os procedimentos preconizados pelo Programa Nacional de Combate à Dengue – PNCD.

“O objetivo é o de fazer uma releitura da doutrina anti vetorial que se tem até o momento, e trazer de forma prática uma visão operacional dos fluxos e encadeamento de etapas no enfrentamento do complexo Aedes e que leve em consideração, além do novo cenário epidemiológico, com o advento do novo coronavírus, incrementos e novidades operacionais” disse.

“As atividades devem ser diversificadas e complementares, de modo a interagirem para uma eficácia mínima, assim é necessário a sincronização dos trabalhos entre os agentes de endemias, Secretaria de Infraestrutura e a população, que deve colaborar, realizando o primeiro combate no interior de suas residências, a fim de evitar o surgimento de larvas”, concluí a gestora da saúde.

Endereço: Rua Joaquim Pereira Ferreira Mendes, 2287 - Jardim Eldorado
Horário de Atendimento: 07:00 ás 11:00 13:00 ás 17:00