Prefeitura de Diamantino promove reunião de escuta para elaboração do novo Plano Diretor em Deciolândia
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Cidades e Regularização Fundiária Urbana, realizou na terça-feira (11.11), uma reunião de escuta pública com a comunidade de Deciolândia, a ação faz parte do processo de elaboração do novo Plano Diretor de Diamantino.
O encontro que aconteceu na Associação de Moradores de Deciolândia teve como objetivo apresentar os propósitos, etapas e metodologias que irão orientar a construção participativa do Plano Diretor, instrumento essencial para o desenvolvimento urbano ordenado e sustentável do município.
Durante a reunião, os participantes puderam registrar suas ideias, demandas, apontar problemas e propor soluções, tanto de forma individual quanto coletiva. A metodologia utilizada incentivou o diálogo e a colaboração entre os cidadãos, garantindo que diferentes vozes fossem ouvidas e consideradas na construção do documento.
Os participantes foram divididos em três grupos temáticos sendo o Grupo 01 – Saúde, Educação e Infraestrutura; Grupo 02 – Meio Ambiente, Habitação e Mobilidade; Grupo 03 – Cultura, Emprego e Renda, e Uso do Solo.
Cada grupo realizou o registro das contribuições em fichas e mapas, indicando os locais que necessitam de melhorias e destacando prioridades para o futuro do bairro. Ao final, um representante de cada grupo apresentou as propostas construídas coletivamente para todos os presentes, fortalecendo o caráter participativo do processo.
O prefeito Chico Mendes destacou a importância da participação popular no processo, afirmando que o Plano Diretor é um instrumento que só pode ser construído com a escuta de cada cidadão.
“É a comunidade que vive a cidade no dia a dia e sabe onde estão as necessidades e potencialidades de cada bairro. Por isso, cada contribuição é essencial para que possamos planejar um futuro melhor para nossa Diamantino.”
O arquiteto urbanista da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fabrício Arriaga, falou sobre o processo de elaboração do Plano Diretor e destacou a importância da participação popular nessa etapa.
“Essa é a primeira oficina com a participação da comunidade, um momento fundamental para a democracia em Diamantino. É a oportunidade para que a população ofereça ideias, aponte problemas e contribua com soluções.”
Fabricio ainda pontuou, “o Plano Diretor já existe no município, mas precisa ser revisado e atualizado para refletir a realidade atual. Por isso, é essencial que a comunidade participe ativamente e se insira nesse processo de construção coletiva do futuro de Diamantino.”
O morador de Deciolândia há mais de 10 anos, Édson Preuss, comentou sobre a iniciativa da Prefeitura em promover o diálogo direto com a população.
“É muito bom ver a Prefeitura vindo até as comunidades para ouvir as ideias de cada um. Estamos aqui em um número significativo de pessoas, muitas não puderam estar presentes, mas nós estamos representando a população, apresentando nossos anseios nas áreas da saúde, da educação e em tantas outras que fazem parte do nosso dia a dia.”
A munícipe Lindamir Melo falou sobre o Plano Diretor e agradeceu a iniciativa da Prefeitura.
“Hoje venho aqui como munícipe, representando Diamantino e, especialmente, Deciolândia, para dizer que este é um marco histórico para nós. Poder expressar nossas necessidades, ser ouvidos e participar da elaboração de um plano que reflita a realidade da comunidade é algo muito significativo. Por isso, deixo meu agradecimento a todos os envolvidos nesse processo.”
Também participaram da reunião o Secretário Municipal de Infraestrutura e Obras, Leonildo Costa; o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Milton Criveletto; e o Vereador Wilson Pentecostes.