PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Prefeitura de Diamantino promove etapa municipal da Conferência Nacional de Educação

Durante os dois dias de evento foram debatidos metas, desafios e estratégias que o município considera importante para serem estabelecidas para melhoria da educação

Publicado: 10 de Novembro de 2023
Autor: Juliano Patrick
Fonte: Superintendência de Comunicação

Foto por: John Oliveira

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a V Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2024, etapa municipal. O encontro aconteceu nesta terça e quarta-feira (07 e 08.10), em Diamantino. 

A Conferência tem como tema “Política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável” e tem como objetivo a construção do Plano Nacional de Educação para o decênio 2024-2034.

Durante os dois dias de evento foram discutidas metas, desafios e estratégias que o município considera importante para serem estabelecidas para melhoria da educação. Esse Plano Nacional de Educação é um documento que rege as necessidades educacionais do país. 

O secretário Municipal de Educação, Rodrigo Rocha, destacou a importância da realização da conferência e reforçou o compromisso dos participantes do encontro em elaborar uma educação de qualidade para o município e para o país. 

“É um dia muito especial, momento fundamental em que construímos de forma coletiva um plano que englobe e contemple uma educação de qualidade para nossas crianças. O fundamento dessa conferência é que consigamos levar até Brasília todas as sugestões que nossa sociedade diamantinense tem em relação à educação, um Plano Nacional que será traçado para os próximos 10 anos.”

A promotora de Justiça da comarca de Diamantino, Maria Tieli, ressaltou a relevância e o significado da conferência para dialogar assuntos pertinentes à educação. 

“As conferências são sempre um momento para festejarmos a gestão democrática, local de dialogar e refletir a educação brasileira, por isso a importância da participação de todos. É a partir desse diálogo que será possível construir e encaminhar para etapa estadual e consequentemente nacional as propostas que estão dentro da nossa realidade. Desejo aos presentes um ótimo debate.” 

O encontro reuniu diretores, professores, servidores, representantes de sindicatos e toda a comunidade escolar. Serão eleitos delegados que representarão o município na fase estadual da conferência.  

São parceiros na Conferência Nacional: A União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME); Diretoria Regional de Educação (DRE) - polo Diamantino; Fundo Estadual de Educação; Fórum Nacional de Educação; Câmara Municipal de Diamantino e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). 

Esteve presente também na abertura da conferência a representante do Prefeito de Diamantino, Jumara Bonfim, o Diretor da Diretoria Regional de Educação, Luiz Henrique Trentin, integrante da Comissão Geral da V CONAE - Etapa Municipal, Donata Glorinha e a Presidente do SINTEP da subsede de Diamantino, Salete Zucchi. 

Endereço: Rua Desembargador Joaquim Pereira Ferreira Mendes,2287 - Bairro Jardim Eldorado
Telefone: (65) 3336-6400
Horário de Atendimento: 07:00 ás 11:00
13:00 ás 17:00
CNPJ - Prefeitura Municipal de Diamantino: 03.648.540/0001-74

Privacidade