PREVENÇÃO

Prefeitura de Diamantino lança Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação


Data: 17 de Agosto de 2022
Autor: Geisi Catrinque /com informações do Ministério da Saúde
Fonte: Superintendência de Comunicação

A Prefeitura de Diamantino por meio da Secretaria Municipal de Saúde lançou a Campanha de Vacinação contra a Poliomelite e Multivacinação 2022 que acontece no próximo dia (20.08). A meta é vacinar crianças na faixa etária de um a menores de cinco anos de idade, além de atualizar a situação vacinal das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade de acordo com o calendário nacional de vacinação. As vacinas serão ofertadas em todas as unidades de saúde, que estarão atendendo das 08h às 16h.

As vacinas são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Também serão ministradas para os adolescentes, as vacinas contra HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ressalta-se que a atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980.

Sobre a Poliomielite

Para a campanha contra a poliomielite o grupo-alvo são as crianças menores de cinco anos de idade. Em Diamantino, a meta é alcançar igual ou superior a 95%, sendo que as crianças menores de um ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário.

As crianças de um a quatro anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

 

Endereço: Rua Joaquim Pereira Ferreira Mendes, 2287 - Jardim Eldorado
Telefone: (65) 3336-6400
Horário de Atendimento: 07:00 ás 11:00 13:00 ás 17:00
CNPJ - Prefeitura Municipal de Diamantino: 03.648.540/0001-74