CONSCIENTIZAÇÃO

Prefeitura de Diamantino lança campanha “Fogo Zero: Contra as queimadas, a favor da vida”

A ação visa alertar os munícipes que a queimada ilegal é crime e gera multa

Data: 21 de Julho de 2023
Autor: Juliano Patrick
Fonte: Superintendência de Comunicação

Foto por: Reprodução

A Prefeitura de Diamantino, por meio da secretaria Municipal de Meio Ambiente e Cidade, iniciou a campanha “Fogo Zero: Contra as queimadas, a favor da vida”. A iniciativa tem objetivo de conscientizar a população, orientando sobre o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais e urbanas. A ação é realizada em parceria com a Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT). 

A campanha visa ainda alertar os munícipes que a queimada ilegal é crime e gera multa. Em Mato Grosso, está determinado que o período proibitivo de queimadas nas áreas rurais vai de 1º de julho a 31 de outubro. Na área urbana é proibido colocar fogo o ano todo. 

Com intuito de educar os jovens acerca das perdas e danos que o fogo pode ocasionar, assim como criar uma cultura de prevenção, a equipe da secretaria de Meio Ambiente e Cidade, juntamente com bombeiros, Defesa Civil Municipal e demais autoridades, visitarão escolas, levando palestra aos estudantes sobre a prevenção, combate e denúncia de queimadas.  

Para além disso, outra ação realizada pela campanha é com um carro de som que leva uma mensagem rápida e direta de conscientização e alerta contra as queimadas no município. 

A ação de conscientização também é realizada por meio das rádios do município, assim como a campanha que vem sendo promovida online. 

Conforme o secretário Municipal de Meio Ambiente e Cidade, Ricardo Batista, a campanha vai além da questão ambiental e tem objetivo de preservar a vida. 

“A campanha busca levar a ciência a população que queimada ilegal é um crime ambiental e quem for pego ateando fogo está passível de punição. Muitas pessoas queimam o lixo ou restos de vegetação e pensam que pode ser algo pequeno, mas esse fogo pode fugir do controle, se transformando em um grande problema ambiental e isso prejudica o vizinho e a todos que estão ao redor”. 
 
Diamantino conta com uma equipe do Corpo de Bombeiros, além de brigada mista municipal, com veículo, um kit combate de incêndio, sopradores e todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários. O município ainda dispõe do caminhão pipa que dá o apoio em caso de incêndio de maior proporção. 

O sargento do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, Rodrigo Zinezi, comentou sobre a ação feita pela corporação no município. 

“Nos preocupamos primeiro em alertar e orientar o cidadão sobre a queimada e o período proibitivo. Em Diamantino trabalhamos em sistema de ronda visualizando fumaça, caso nos deparamos, nossa equipe se desloca até o local para verificar, além de agirmos também por meio de denúncias recebidas pelos canais disponibilizados pelo município e estado.” 

Canais para denúncia
O cidadão diamantinense caso presencie queimada ou algum princípio de incêndio pode entrar em contato com o número que também é WhatsApp (65) 99279-9883. Além dos números do Corpo de Bombeiros 193 e Polícia Militar 190.


Ou ainda pelo número da ouvidoria municipal 0800 643 0066

#Conscientização
#Campanha
#Fogo
Endereço: Rua Desembargador Joaquim Pereira Ferreira Mendes,2287 - Bairro Jardim Eldorado
Telefone: (65) 3336-6400
Horário de Atendimento: 12:00h às 18:00h
CNPJ - Prefeitura Municipal de Diamantino: 03.648.540/0001-74

Privacidade