PREVENÇÃO

Prefeitura de Diamantino encerra programação do Outubro Rosa com ação na ESF Buriti

A Campanha percorreu as unidades de saúde do município com exames preventivos, orientações e atividades de conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero.

Publicado: 03 de Novembro de 2026
Autor: Jany Leite
Fonte: Superintendência de Comunicação

Foto por: Jany Leite

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na quinta-feira (29.10), na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Buriti, o encerramento da programação do Outubro Rosa. A campanha contou com ações em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESF), voltadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, além de incentivar os cuidados contínuos com a saúde da mulher.

A ação reuniu mulheres atendidas pela ESF Buriti e contou com palestras educativas, coffee break, sorteio de brindes e música ao vivo. A programação também proporcionou orientações sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero, além da importância da realização dos exames e do acompanhamento regular da saúde. 

A coordenadora da ESF Buriti, Luana Toledo, falou sobre a proposta do encontro, realizado pelo segundo ano consecutivo.

“Esse é o segundo ano que realizamos esse encontro, pensado especialmente para as mulheres que reservaram um momento da sua rotina para cuidar da saúde e realizar seus exames preventivos. Queremos proporcionar uma noite agradável, em que elas possam se reunir, compartilhar experiências e aproveitar esse momento preparado com carinho pela nossa equipe.”

A coordenadora da Atenção Básica, Nêmora Barros, ressaltou a importância das ações realizadas durante a campanha para aproximar as mulheres dos serviços de saúde. 

“Durante o mês de outubro, realizamos ações em todas as ESFs do município, proporcionando momentos de orientação e prevenção. A Secretaria Municipal de Saúde não tem medido esforços para ampliar o acesso aos cuidados preventivos, principalmente em relação ao câncer de mama e do colo do útero.”

Ela completou: “Nosso objetivo é que essas mulheres cuidem da saúde e tenham a oportunidade de identificar possíveis alterações precocemente.” 

A participante, Thamires Moura, compartilhou sua experiência com os atendimentos da unidade.

“Este ano estou com meus exames preventivos em dia e tive todo o apoio da equipe da unidade de saúde. Esse encontro é um momento muito especial para nós, mulheres, e mostra o cuidado que a equipe tem com a comunidade. 

Ela completou: “Quero também incentivar outras mulheres a cuidarem da saúde e manterem seus exames em dia, porque esse é um compromisso que precisamos ter com nós mesmas.”

Mesmo com o encerramento da campanha Outubro Rosa, os serviços de saúde voltados à população feminina continuam disponíveis nas Estratégias de Saúde da Família do município.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que as mulheres que ainda não realizaram seus exames preventivos procurem sua unidade de saúde para receber orientações, agendar os atendimentos necessários e manter o acompanhamento em dia.

CLIQUE AQUI e confira os registros da ação de encerramento do Outubro Rosa na ESF Buriti.

#PrefeituraComVocê
#Saúde
#Diamantino
Endereço: Rua Desembargador Joaquim Pereira Ferreira Mendes,2287 - Bairro Jardim Eldorado
Telefone: (65) 3336-6400
Horário de Atendimento: 07:00 ás 11:00
13:00 ás 17:00
CNPJ - Prefeitura Municipal de Diamantino: 03.648.540/0001-74

Privacidade