Oficina de palestras com histórias de superação inspira mulheres assistidas pelo CRAS em Diamantino


Data: 16 de Maio de 2022
Autor: Geisi Catrinque
Fonte: ASCOM - Prefeitura de Diamantino

Foto por: Geisi Catrinque

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania promoveu mais uma oficina social com ciclos de palestras no CRAS - Centro de Referência de Assistência Social . A terceira edição do evento ocorreu na última sexta-feira (13.05) e teve como público alvo famílias assistidas pelos programas assistenciais do município.

A oficina foi idealizada pela assistente social Wellyka Nascimento que propôs o tema “A história que nos transforma”. Na ocasião, as palestrantes convidadas inspiraram as participantes compartilhando suas histórias de superação.

A pastora Miriam Barroso falou sobre como é ser mãe da pequena Zoe de 1 ano e seis meses, diagnostigada com lábio leporino após 12 semanas de gestação. Miriam demonstrou como é possível encarar os desafios através da fé.

Em seguida foi a vez da professora Lídia Souza, vítima de um câncer, dividir como tem enfrentado a doença que a submeteu a três cirurgias durante o extenso tratamento. A história de Lídia comoveu o público pela fora como luta para vencer a terrível doença.  

A professora Simone de Góes Lima também é uma vencedora que contou como enfrentou o desafio de criar quatro filhos, superar conflitos familiares, humilhações e dificuldades. Ao final ela encerrou a programação com uma belíssima apresentação de dança que arrancou aplausos da plateia.

A coordenadora do CRAS Cleir Jovina dos Anjos explicou que as oficinas fazem parte do conjunto de ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) geralmente realizados em grupos, envolvendo as pessoas em situação de vulnerabilidade social assistidas na unidade. Os projetos são desenvolvidos conforme o ciclo de vida dos usuários e tem como propósito  complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.

“Nós estamos aqui para auxiliar as pessoas com a compra de um gás, alimentação,  passagem, mas também queremos que elas conquistem independência financeira, superem as dificuldades. Para isso ofertamos os serviços que possibilitam novas oportunidades como oficinas de bordado, informática, projetos para crianças. Com isso, elas podem ter outros meios de subsistência e não viverem apenas de assistencialismo”, disse.  

Welica  ressaltou que o tema da oficina foi pensado de acordo com o contexto social, verificado a partir da busca ativa por meio das visitas domiciliares. “Constatei nos lares visitados mulheres descontentes, com baixa autoestima. Pedi direção de Deus para criar ferramentas adequadas para enfrentar essa situação. As oficinas são instrumentos sociais que funcionam como divisor de informações, vivências e interação social”, comenta.

A ação envolve principalmente mulheres que precisam do despertar para a transformação da realidade em que vivem. “Nada melhor que trazer outras mulheres que venceram, superaram desafios e hoje comemoram e são grandes inspiradoras. A mensagem é mostrar que é possível sair da zona de conforto e ser protagonistas de uma linda história”, destacou.

Welica complementou sua fala agradecendo pelo espaço e empenho da equipe envolvida na ação.  “Me senti muito honrada nessa terceira oficina social, onde todos vestiram a camisa da solidariedade nessa ação transformadora. Sou grata a Deus pela oportunidade de ser uma ferramenta de diálogos e vivências sociais. Sem Ele nada seria possível.  Pedi muito por mudanças a essas famílias que acompanho e gostaria de impactá-las em sua totalidade e principalmente garantir o acesso aos direitos socioassistenciais. Atuo por amor e por uma transformação social de vidas com mais dignidade e respeito”, finalizou.

O evento contou ainda com homenagem para as mães do CRAS que foram presenteadas com mensagem e presentes.

Endereço: Rua Desembargador Joaquim Pereira Ferreira Mendes,2287 - Bairro Jardim Eldorado
Telefone: (65) 3336-6400
Horário de Atendimento: 07:00 ás 13:00
CNPJ - Prefeitura Municipal de Diamantino: 03.648.540/0001-74