SAÚDE E PREVENÇÃO

Novembro Azul inicia em Diamantino e foca na prevenção e no cuidado da saúde do homem

A campanha alerta para o diagnóstico precoce do câncer de próstata e incentiva os homens a cuidarem mais da própria saúde.

Publicado: 12 de Novembro de 2025
Autor: Jany Leite
Fonte: Superintendência de Comunicação

Foto por: Nita Muniz

Durante todo o mês de novembro, a Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, se une à campanha Novembro Azul, movimento mundial dedicado à conscientização sobre a saúde do homem, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. A estimativa é de 71.730 novos casos por ano no país entre 2023 e 2025.

Em Diamantino, o serviço de atenção à saúde do homem é oferecido de forma contínua nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O atendimento é voltado principalmente para homens a partir dos 45 anos, ou a partir dos 40, no caso daqueles que possuem histórico familiar de câncer de próstata.

Segundo a secretária de Saúde, Adélia Maria, o cidadão pode procurar a UBS de referência do seu bairro para realizar o acompanhamento preventivo. Na unidade, ele passa por uma avaliação inicial com o enfermeiro ou médico, que solicita os exames de rotina, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), exame de sangue que ajuda a identificar alterações na próstata e, se necessário, o exame de toque retal.

Adélia Maria, ainda destacou que caso seja detectada alguma alteração, o paciente é encaminhado para exames complementares e acompanhamento especializado, garantindo o cuidado integral dentro da rede pública de saúde.

“As Unidades Básicas de Saúde acolhem os pacientes, realizam avaliações e, quando necessário, fazem o encaminhamento para exames especializados. Essa estrutura permite que o serviço chegue de forma efetiva na população masculina, reforçando a importância da prevenção e do acompanhamento regular.”

Conheça as causas e sintomas

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e o Ministério da Saúde, o câncer de próstata tem maior incidência em homens a partir dos 50 anos e em pessoas com histórico familiar da doença. Outros fatores de risco incluem obesidade, sedentarismo, alimentação inadequada e fatores genéticos.

Nos estágios iniciais, o câncer de próstata geralmente não apresenta sintomas, o que reforça a importância dos exames preventivos, como o toque retal e o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), conforme orienta o Ministério da Saúde.

Em fases mais avançadas, podem surgir sinais como dificuldade para urinar, dor ou ardência ao urinar, presença de sangue na urina ou no sêmen, além de dores ósseas em casos de metástase, segundo informações do INCA.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que manter uma rotina de alimentação equilibrada, prática regular de atividades físicas e consultas médicas periódicas reduz significativamente o risco de desenvolvimento de doenças crônicas, incluindo o câncer de próstata.

#PrefeituraComVocê
#Saúde
#Diamantino
Endereço: Rua Desembargador Joaquim Pereira Ferreira Mendes,2287 - Bairro Jardim Eldorado
Telefone: (65) 3336-6400
Horário de Atendimento: 07:00 ás 11:00
13:00 ás 17:00
CNPJ - Prefeitura Municipal de Diamantino: 03.648.540/0001-74

Privacidade