Mutirão Rural em Deciolândia atendeu mais de 220 pessoas em um dia de atendimento

Data: 15 de Setembro de 2021
Fonte: ASCOM - Prefeitura de Diamantino

Foto por: Kelve Rodrigues

A comunidade do Bairro Deciolândia, localizado cerca de 140 km da cidade de Diamantino, foi beneficiada com o Mutirão Rural. O programa do SENAR- MT (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso) é promovido em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, e o Sindicato Rural do município. Uma iniciativa de sucesso que resultou em 221 atendimentos durante o dia inteiro desta terça-feira (14 de setembro). Desde as primeiras horas do dia especial, a população compareceu ao Mutirão, considerando a ampla divulgação dos benefícios que encontrariam no prédio da Escola Municipal Décio Furigo. Para a realização do evento foram respeitadas todas as regras de combate e prevenção à covid-19.

Na área de especialidade clínica médica, a população recebeu atendimento totalmente gratuito com optometrista e oftalmologista. Foram realizadas diversas consultas e os pacientes puderam escolher os óculos já ajustados conforme sua necessidade, durante o evento.

Yasmim da Silva, moradora do bairro, ficou satisfeita com vários atendimentos que precisava e a forma como resolveu o problema de saúde das vistas, por meio da consulta com oftalmologista e a aquisição dos óculos que esperava há muito tempo. “Gostei bastante, porque em Deciolândia não tinha essas coisas. Gostei bastante do atendimento, ganhei o óculos e só tenho a agradecer e parabenizar todo mundo”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Saúde marcou presença na programação com equipe responsável por realizar testes rápidos de glicemia, HIV, Sífilis e Hepatite B e C; atendimento com consultórios médico e odontológico, orientação com psicólogo, vacinação contra a Covid-19 e outras vacinas, entre outras ações.

Foram oferecidos ainda, gratuitamente, corte de cabelo, atividades educativas, consulta e orientações jurídicas com profissionais da Defensoria Pública de Mato Grosso. Outros serviços como a emissão e plastificação de documentos: CPF, RG, título de eleitor, certidões, carteira de pescador também foram oferecidos no Mutirão Rural.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico disponibilizou uma equipe técnica com veterinários e técnicos para orientações. Além disso, distribuiu sementes de hortaliças e atendeu solicitações de serviços para assistir o produtor rural daquela comunidade.

O prefeito Dr. Manoel Loureito Neto prestigiou a programação. “Com muita alegria e muita felicidade estamos contemplando esta comunidade com vários serviços de cidadania, de inclusão social para as pessoas, oportunizando que tenham acesso a serviços de saúde, educação, lazer, ação social, emissão de documentos, atendimentos médicos, odontológicos, testagem, enfim ações multidisciplinares. Quero agradecer o Senar, o Sindicato Rural e todas as instituições públicas e privadas por essa parceria que possibilitou o sucesso do evento”, frisou.

A analista técnica do Senar, Rafaele Gonçalves Leite, ressaltou que “o objetivo do Mutirão Rural é trazer para a população das comunidades rurais, os serviços de saúde, atendimento odontológico, médico, testes rápidos, atendimento de especialidade com oftalmologista. Além disso, contamos com a parceria da Defensoria Pública, então a população recebe in loco esse atendimento, onde pode fazer consultas, confeccionar RG, segunda via de documentos. O Detran também é outro órgão parceiro que realiza palestras educativas durante o evento. Para o evento acontecer dessa forma é muito importante que, além do SENAR e do Sindicato Rural, a Prefeitura abrace a proposta da forma como está acontecendo aqui em Deciolândia”, declarou.

O presidente do Sindicato Rural, Altemar Kroling, declarou que achou “muito importante o mutirão, porque são vários serviços que beneficiam a população de Deciolândia. O sindicato é um elo entre as entidades e a organização para trazer esse benefício”, disse.

Também são parceiros nesse projeto: Defensoria Pública, Detran, POLITEC e (Perícia Oficial e Identificação Técnica), CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) e o SINE Sistema Nacional de Emprego, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Caps e CTA.

Veja mais fotos na galeria pelo link:

Endereço: Rua Joaquim Pereira Feirreira Mendes, 2341 - Jardim Eldorado
Horário de Atendimento: 07:00 às 11 hs e das 13 às 17 hs