Município adquire 10 máquinas de costura e garante curso em parceria com o Senar e Sindicato Rural

Data: 02 de Maio de 2022
Autor: Sandra Carvalho

Foto por: Kelve Rodrigues

A Prefeitura de Diamantino realizou, por meio da Secretaria de Cultura, um curso de peças íntimas em parceria com o Senar e o Sindicato Rural. A ação foi possível graças à aquisição de 10 máquinas de costura pela administração municipal.

De acordo com a coordenadora da Fundação Cultural, Joice Pinheiro, o curso objetivou dar oportunidade de uma nova renda para mulheres da agricultura familiar e também para aquelas que vivem em situação de vulnerabilidade social indicadas por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Durante três dias, 11 alunas participaram das aulas ministradas por Valdileusa Fontes Sereia, do Senar, totalizando uma carga horária de 24 horas. “Cada uma delas recebeu um kit contendo camiseta, boné, lápis, caderno, borracha, apontador, caneta e a máscara”, informou a instrutora, observando que tecidos e aviamentos foram adquiridos pelo Sindicato Rural.

A agricultora Ezir Rita dos Santos, 50 anos, não escondeu a felicidade de ter aprendido a confeccionar peças íntimas masculinas e femininas. Ela tem dois filhos, mora com os pais, e a família produz na propriedade apenas produtos para a própria subsistência, como milho e mandioca.

Ezir viu no curso a oportunidade de aprender um ofício a mais e que possa contribuir com a renda mensal. “Espero começar a produzir e vender as peças em breve”, afirmou a agricultora.

Quem também participou foi a aposentada Juvenita de Fátima da Costa, 64 anos, que já faz pequenos consertos com a máquina de costura e agora, com o curso, pretende produzir peças íntimas para a própria família. “Isso vai nos ajudar a economizar”, previu a aluna.

Juvenita não perde nenhuma oportunidade oferecida pela Prefeitura de Diamantino. Ela já fez curso de  sabão, argila, de desossar frango e derivados de leite, todos em parceria com o Senar.

Os cursos garantem não só a oportunidade de aumentar a renda como também contribui com a saúde, como é o caso da também aposentada Sebastiana Marques Silva, 58, que viu na costura uma saída para a depressão. “Eu não sabia nada de costura, porém sempre admirei quem tem esta habilidade. Então, resolvi me inscrever e consegui aprender bastante”, contou.

O prefeito Dr. Manoel Loureiro fez questão de participar do encerramento das aulas. “O curso cria a oportunidade de abrir o seu próprio negócio, de despertar o seu lado empreendedor e isto é uma das prioridades da nossa gestão, que é capacitar os cidadãos para produzir, melhorando a sua qualidade de vida. Parabéns pelo esforço de estar aqui e agora já profissionalizadas.”

O momento também foi acompanhado pelo secretária municipal de Assistência Social, Gilson Silva, pela coordenadora de Cultura do município, Andressa Lavínia Miranda ,e pela vereadora Michele Carrasco. “Que cada uma de vocês aproveite esta oportunidade que, com certeza, poderá contribuir para aumentar a renda da família. Parabéns e sucesso”, citou a vereadora.

Endereço: Rua Joaquim Pereira Ferreira Mendes, 2287 - Jardim Eldorado
Horário de Atendimento: 07:00 ás 11:00 13:00 ás 17:00