SAÚDE PÚBLICA

Mais de 340 procedimentos são realizados na segunda fase do mutirão oftalmológico em Diamantino

A etapa foi marcada pela organização nas consultas pré-operatórias e pelo retorno de pacientes da primeira fase do Programa Fila Zero MT.

Publicado: 12 de Novembro de 2025
Autor: Jany Leite
Fonte: Superintendência de Comunicação

Foto por: Samuel Janke

Entre os dias 3 e 6 de novembro, a Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso e o Consórcio Intermunicipal de Saúde Centro Norte, realizou a segunda fase do mutirão de cirurgias oftalmológicas do Programa Fila Zero MT, no Hospital Municipal São João Batista (HMSJB). 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o mutirão tem como objetivo reduzir o tempo de espera por cirurgias e ampliar o atendimento à população que aguarda na Central de Regulação. Nesta segunda fase, foram realizadas 230 consultas pré-cirúrgicas, 87 cirurgias de catarata e 26 cirurgias de pterígio.

O prefeito Chico Mendes ressaltou a eficiência e os avanços obtidos na segunda fase do mutirão, que tem apresentado resultados significativos em pouco tempo.

“Em menos de dois meses conseguimos retomar as cirurgias, proporcionando alívio e esperança a quem aguardava pelo procedimento. Já ultrapassamos a marca de 600 cirurgias realizadas, demonstrando o compromisso do governo municipal em oferecer atendimento ágil e de qualidade à população.”

O Prefeito ainda pontuou, “isso significa mais pessoas recuperando a saúde e retomando sua rotina com tranquilidade e bem-estar.”

Ainda conforme a pasta, nesta nova etapa, além de atender novos pacientes, o mutirão também realizou consultas de retorno dos que participaram da primeira fase, ocorrida em setembro. Os pacientes que necessitavam de cirurgia nos dois olhos passaram pelo procedimento no segundo olho.

A secretária de Saúde, Adélia Maria, destacou a importância da continuidade da ação e o impacto positivo para a população.

“Essa segunda fase representa mais um passo importante para zerarmos a fila de espera e garantirmos que todos tenham acesso ao atendimento oftalmológico. É gratificante ver o retorno de pacientes que agora estão finalizando seu tratamento com a cirurgia no segundo olho.”

De acordo com o coordenador da Central de Regulação, Marcos Diego, os atendimentos pré-operatórios foram organizados por regiões: no dia 03, moradores do Novo Diamantino e localidades próximas foram atendidos no antigo prédio do CRAS e no dia 04, os pacientes da região central passaram pela avaliação no Hospital Municipal São João Batista.

“Organizamos os atendimentos por regiões para facilitar o acesso dos pacientes e tornar o processo pré-operatório mais ágil e eficiente, evitando deslocamentos desnecessários e garantindo um melhor atendimento à população.”

O morador do Caeté, Euclides Pimentel, de 75 anos, que descobriu a catarata durante um exame de vista contou como se surpreendeu com a agilidade no atendimento de saúde realizado no município.

“Eu descobri agora e já fui encaminhado pelo posto de saúde. Fiquei muito feliz, porque eu pensava que ia demorar uns 90 dias ou mais, como era antes. Agora está tudo mais rápido, bem organizado. Eu mesmo já esperei dois anos. Hoje é outra realidade, a saúde aqui está bem melhor.”

Euclides ainda completou: “Para mim, essa iniciativa representa uma melhoria muito grande na saúde aqui de Diamantino.”

Moradora do Buriti, Natalina Silva, de 63 anos, que aguardava há cerca de dez meses pela cirurgia de catarata, contou que ficou impressionada ao perceber melhora na visão ainda durante o procedimento.

“A hora que estavam fazendo a cirurgia, eu já via tudo bem claro, vendo quase tudo. vai ser muito bom voltar a fazer minhas costuras.”

A iniciativa foi mediada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro-Norte de Mato Grosso (CISCN-MT), com recurso parlamentar Estadual e conta com o apoio da preceptoria do curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus Diamantino, por meio dos acadêmicos que atuaram na triagem dos pacientes durante as consultas pré-cirúrgicas.

Confira os registros:

https://www.diamantino.mt.gov.br/Imprensa/Galeria-Fotos/2-fase-das-cirurgias-de-catarata-e-pterigio---05112025-908/

https://www.diamantino.mt.gov.br/Imprensa/Galeria-Fotos/2-fase-do-mutirao-de-pre-consultas-de-cataratas-e-pterigio---03112025-906/

#PrefeituraComVocê
#Saúde
#Diamantino
Endereço: Rua Desembargador Joaquim Pereira Ferreira Mendes,2287 - Bairro Jardim Eldorado
Telefone: (65) 3336-6400
Horário de Atendimento: 07:00 ás 11:00
13:00 ás 17:00
CNPJ - Prefeitura Municipal de Diamantino: 03.648.540/0001-74

Privacidade