PIONEIRO NO BRASIL

Mais de 300 profissionais de Saúde de Diamantino participam de oficina do Projeto Saúde Redes

A oficina é realizada sob coordenação o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Data: 22 de Março de 2023
Autor: Anna Capistrano
Fonte: Superintendência de Comunicação

Foto por: John Oliveira

Mais de 300 profissionais de saúde de Diamantino participam da 1ª oficina de implantação do Projeto Saúde Redes no período de 21 a 24 de março. A qualificação é realizada sob coordenação Hospital Alemão Oswaldo Cruz com o objetivo de promover juntos aos servidores a organização da atenção básica de saúde e o aperfeiçoamento na qualidade do atendimento à população.

Nos dias 21 e 22 de março participam da oficina 155 profissionais e no dia 22 e 23 participarão outros 155 servidores da saúde. Além do hospital, também são parceiros do projeto: O Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde - Conasems e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT). 

João Felipe Marques, assessor matricial do projeto pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, destacou que a qualificação que leva o nome de “Ciclo Conhecer” é aplicada por meio de metodologia ativa e pedagogia voltada ao adulto.

“O movimento de discussão que acontece essa semana tem por objetivo fazer com que os profissionais reflitam sobre a proposta de reorganização dos processos de trabalho que estão inseridos. E após isso, que eles também tragam proposições de melhorias e adequações à realidade dos pacientes atendidos”, frisou.

A secretária de Saúde, Marinêze Meira, compartilhou que a gestão tem como compromisso o atendimento humanizado de alta qualidade e que busca melhorias contínuas 

“Nós escutamos as demandas da nossa população e fomos em busca de melhorias. O Projeto Saúde Redes vem para reorganizar os serviços de saúde. Estamos capacitando nossos profissionais para entregar à comunidade maior qualidade no atendimento e no acolhimento dos pacientes”, destacou.

Dr. Gustavo Vasconcelos, médico da atenção básica e do pronto atendimento municipal, avaliou a iniciativa de construção do projeto em conjunto com a comunidade de profissionais.

“Buscar a visão das pessoas que trabalham diariamente no serviço de saúde, elencando quais são os desafios enfrentados desde a rede básica até a urgência e emergência é muito importante. É gratificante por estar contribuindo para esse benefício para Diamantino”, ressaltou

Lucivania de Oliveira, assistente social do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, falou sobre a expectativa de estar participando do projeto de fortalecimento da rede. 

“Essa iniciativa é de fundamental importância pois você soma todos os conhecimentos dos profissionais da área. O fruto dessa integração vai ser o êxito na excelência dos atendimentos realizados em Diamantino”, pontuou.  

As qualificações são financiadas pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROAD - SUS), por meio de uma aliança com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o Ministério da Saúde.
 

Prefeitura de Diamantino
Saúde Redes
Pioneiro
Diamantino
Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Ministério da Saúde
Endereço: Rua Desembargador Joaquim Pereira Ferreira Mendes,2287 - Bairro Jardim Eldorado
Telefone: (65) 3336-6400
Horário de Atendimento: 07:00 ás 13:00
CNPJ - Prefeitura Municipal de Diamantino: 03.648.540/0001-74