Iniciativa de servidores de Diamantino impulsiona debate sobre auditoria do SUS em nível estadual
Servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino participaram do 1º Seminário de Integração dos Componentes de Auditoria do SUS em Mato Grosso, realizado em setembro, no auditório do Tribunal de Contas de Mato Grosso, em Cuiabá.
Segundo a Secretaria de Saúde, o seminário foi uma iniciativa do grupo de integração formado por servidores dos municípios de Diamantino, São José do Rio Claro e Nova Mutum, que estão cursando a pós-graduação em Auditoria do SUS, ofertada pela Escola de Saúde Pública do Mato Grosso (ESP-MT).
De acordo com o servidor, Castro Alves, participante do grupo e um dos representantes de Diamantino, o principal objetivo do seminário foi reforçar a importância da auditoria como instrumento estratégico de apoio à gestão pública.
Ainda segundo o servidor, a proposta do encontro foi promover uma mudança de percepção entre os gestores municipais, mostrando que a auditoria abrange além da fiscalização, que atua como uma ferramenta de governança, capaz de auxiliar na tomada de decisões, identificar fragilidades e otimizar os recursos públicos.
“A auditoria é uma aliada da gestão pública. Serve para apoiar decisões, evitar gastos desnecessários e fortalecer o SUS como um todo. Quando bem aplicada, ela contribui para uma gestão mais eficiente, transparente e voltada às necessidades da população.”
O seminário foi realizado em parceria com a Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), o Tribunal de Contas da União (TCU), a Gerência de Auditoria do SUS de Mato Grosso (AGESUS) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-MT).
O evento reuniu mais de 280 participantes, entre eles 50 cidades representadas por servidores municipais de saúde de diversas regiões do Estado. Entre os municípios participantes estiveram Nobres, Nortelândia, São José do Rio Claro, Rosário Oeste, Nova Mutum, Apiacás, Sorriso, Várzea Grande e Cuiabá, entre outros.