Imposição de Insígnias marca momento histórico da 1ª Escola Militar implantada em Diamantino


Data: 02 de Agosto de 2022
Autor: Geisi Catrinque
Fonte: ASCOM - Prefeitura de Diamantino

Foto por: Anna Clara Capistrano

A tarde de ontem, segunda-feira (01.08), representa um momento histórico para muitas famílias diamantinenses, com a Imposição de Insígnias aos 476 alunos da Escola Estadual Tiradentes Dr. Manoel José Murtinho, 1ª unidade militar implantada em Diamantino no mês de dezembro do ano passado. A cerimônia ocorreu no Mini Centro Olímpico e contou com a presença de autoridades civis e militares, além da comunidade escolar, representada pelos pais, estudantes e professores.

O modelo de Escola Cívico-Militar tem como propósito a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, reforçando a qualidade da educação nas escolas públicas. A filosofia da Escola Militar consiste em proporcionar ao educando uma formação pedagógica pautada na hierarquia e disciplina da Polícia Militar.

Diamantino figura entre as 21 cidades do estado de Mato Grosso contempladas, com o modelo de ensino. A Escola Estadual Militar foi implantada em 29 de dezembro de 2021, através do decreto nº 1.232. É administrada pelo Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, que tem como comandante e diretor o 1º Tenente PM Maycon David Zanetti. A instituição conta ainda com a o apoio da Prefeitura de Diamantino, da Câmara de Vereadores e a parceria da Secretaria Estadual de Educação Esporte e Lazer – SEDUC e da Secretaria de Estado de Segurança – SESP.

O prefeito Dr. Manoel Loureiro Neto recordou sobre o esforço para conseguir que o município estivesse na lista dos contemplados com o modelo de ensino militar pelo Governo do Estado. O gestor também comemorou o momento que representa mais um ciclo percorrido pelas turmas.

“É emocionante esse momento, me coloco no lugar de cada pai e mãe aqui, eu também tive pais que lutaram muito para oferecer uma educação de qualidade e minha contribuição como gestor é assegurar um ensino de qualidade para os diamantinenses”, ressaltou o prefeito.

O Coronel PM Januário Batista enfatizou que “é muito importante essa coalisão de forças, essa sinergia para trazer a Escola Militar, mas também ajudar a promover uma socialização adequado à prática e incentivo ao esporte e outras atividades”.

O Coronel PM Cláudio Fernando Carneiro destacou a importância da união e empenho da sociedade civil organizada para tornar possível o sonho da criação da Escola Militar no município.

“Essa escola é um sonho que se tornou realidade, foi muito rápido o processo de criação da unidade aqui. Agradeço o apoio da Câmara, da Prefeitura, do Sindicato Rural, é muito importante dizer que a sociedade civil organizada está lutando por esta escola e acreditando nessa estratégia de ensino”, frisou.

Segundo explicou Zanetti, "a cerimônia de imposição de Insígnia é um evento simbólico que por suas simbologias, propagam-se os valores da Policia Militar baseados na hierarquia e disciplina. A cerimônia representa o ritual de passagem do aluno novo que chega a escola utilizando o uniforme inicial e após a cerimônia passa a utilizar o uniforme oficial da escola, estimulando-os o respeito mútuo, civismo e patriotismo", explicou. 

Após a transformação da escola diversas melhorias estão sendo realizadas como uma reforma que contempla toda a sua estrutura física. Outras melhorias na área administrativa e estrutural, além de diversas atividades diárias, mostram a evolução da instituição no município.

Também participaram da solenidade, a Ten Coronel Regina, Comandante Polícia Militar de Diamantino,  vice-prefeito Jozenil Costa Lube (Bodão), os secretários municipais, Gilson da Silva, Edinho Beia, Ricardo Batista, Jeferson Grolli, Rose Carris, o presidente da Câmara Municipal, Ranielli Lima, a vereadora Michele Carrasco, os vereadores Diocelio Pruciano, Edmilson Freitas, Eraldes Catarino e Matheus Keller. 

 

 

Endereço: Rua Joaquim Pereira Ferreira Mendes, 2287 - Jardim Eldorado
Telefone: (65) 3336-6400
Horário de Atendimento: 07:00 ás 11:00 13:00 ás 17:00
CNPJ - Prefeitura Municipal de Diamantino: 03.648.540/0001-74