Equipe do Ônibus Lilás faz orientações sobre violência doméstica em Diamantino

Autor: Sandra Carvalho e Haron Alvares
Fonte: Ascom - Prefeitura de Diamantino

Foto por: Kelve Rodrigues

Diamantino recebeu, de 9 à 12 de maio, o programa Ônibus Lilás, uma parceria do Governo Federal com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), para levar informações sobre violência doméstica aos municípios.

Na segunda e na terça a equipe prestou atendimento na zona urbana e na quarta e quinta o ônibus esteve nas comunidades rurais de Caeté e Bojui. As ações contaram com serviços das Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Saúde e Polícia Militar.

Kennedy Dias, secretário adjunto de Direitos Humanos da Setasc, explicou que o propósito do programa é levar às comunidades onde as mulheres não tem conhecimento, mas especificamente as mulheres rurais, informações sobre as agressões sofridas em casa.

“O Ônibus Lilás traz, de uma forma simples e descontraída, um assunto muito importante e tão presente na sociedade que é a agressão contra a mulher, porque a violência doméstica que está entranhada em toda a nossa sociedade”, observou o secretário.

A equipe do ônibus percorre todo o Estado de Mato Grosso mostrando o quanto a mulher precisa ser empoderada, saber dos direitos dela, saber sobre a Lei Maria da Penha, qual a importância da Prefeitura e da Assistência Social do município nesse contexto, o que é um CRAS, o CREA.

“É o importante é que nós plantamos a semente  e cabe ao município dar continuidade a este trabalho tão belo, resultado de uma articulação da Setasc com a Prefeitura. Nós trazemos uma assistente social e uma psicóloga e aqui, no caso de Diamantino, a Prefeitura ofereceu serviços do Sine, do CRAS, serviço de enfermagem, entre outros, virando um mutirão bem bacana”, acrescentou.

Palestras sobre violência doméstica também foram feitas para alunos da rede municipal de ensino de Diamantino e para as próprias mulheres da comunidade. Fátima Prado, assistente social da Setasc, falou sobre a Lei Maria da Penha. “A gente já vem com um linguajar bem acessível e no final da roda de conversa sempre vem uma mulher falar sobre um caso, ou situação de violência que passou. Em todos os locais que passamos as palestras sempre têm uma boa aceitação”.

Gilson Silva, secretária de Assistência Social de Diamantino, agradeceu a visita da equipe do Ônibus Lilás e falou de sua importância. “Precisamos falar cada vez mais sobre violência doméstica e, por meio do Ônibus Lilás, isto está sendo possível. Nós vamos dar continuidade a este belo e necessário trabalho”, garantiu o gestor.

Endereço: Rua Joaquim Pereira Ferreira Mendes, 2287 - Jardim Eldorado
Horário de Atendimento: 07:00 ás 11:00 13:00 ás 17:00