Diamantino zera internações por covid-19, último óbito ocorreu há mais de 2 meses

Data: 20 de Outubro de 2021
Autor: Haron Alvares
Fonte: Ascom - Prefeitura de Diamantino

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou dados sobre a desaceleração dos casos de covid-19, informando que não há 17 dias não há registro de pacientes do município internados em leitos de UTI ou enfermaria credenciados na rede pública. O último registro de óbito aconteceu há mais de 2 meses.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado há pouco, o último caso de internação pelo novo coronavírus em Diamantino aconteceu em 04 de outubro e o último registro de óbito aconteceu em 17 de agosto, há mais de 64 dias.

Para a secretária de saúde, Marinêze de Araújo Meira a redução das notificações e internações de pacientes é multifatorial, tendo como a principal causa a imunidade vacinal da população que atingiu quase 100% de cobertura em adultos com idade acima dos 18 anos.

“Entendo que a redução dos casos e a consequente inexistência de pacientes que necessitem de internação tem relação direta com a imunização por meio das vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, porém, também com as ações praticadas pelo Governo de Diamantino com campanhas de conscientização da população que entendeu e adotou novos costumes ao longo da pandemia”, disse.

Marinêze afirma a reportagem que a pandemia não chegou ao seu fim e ressalta a importância da manutenção dos hábitos de higiene e distanciamento como métodos de contenção da covid-19 e de outras doenças cujo o contágio se dê pelas vias aéreas.

“Muito embora os resultados apresentados no município sejam otimistas, faz-se há necessário salientar que a pandemia ainda está em curso e ainda temos registrados casos de pacientes infectados pela doença, sendo as medidas de distanciamento a primeira barreira para evitar a proliferação da transmissão comunitária do novo coronavírus e de outras doenças cujo o contágio se dê por vias aéreas como a gripe comum”, pontua.

“Ainda é necessário que sejam adotadas máscaras faciais e que evitem aglomerações em locais fechados, além da higienização das mãos e superfícies e disponibilização de álcool 70%”, conclui a secretária de saúde.

Nesta semana, entre os dias 21 e 22 de outubro, o Governo de Diamantino inicia a imunização de adolescentes com idade a partir dos 12 anos e a aplicação da terceira dose de reforço nos idosos com idade a partir dos 70 anos de vida e pessoas com doenças imunossupressoras. As unidades de saúde estarão abertas entre às 07h00 e 10h30 min e das 13h00 e 16h00 min.

Endereço: Rua Joaquim Pereira Ferreira Mendes, 2287 - Jardim Eldorado
Horário de Atendimento: 07:00h às 13:00h