Diamantino vai operar sistema de vídeo monitoramento integrado ao Ciosp

A “Muralha Digital” é equipada com tecnologia OCR (Optical Character Recognition), capaz de realizar leituras de placas de veículos, trocando dados em tempo real com o Centro de Operações Integradas da Polícia Militar.

Data: 18 de Novembro de 2021
Autor: Haron Alvares
Fonte: Ascom - Prefeitura de Diamantino

Foto por: Haron Alvares

Os principais acessos de Diamantino deverão receber em breve câmeras de monitoramento com tecnologia OCR (Optical Characther Recognition ou Leitores Ópticos de Caracteres), capazes de realizar leituras de placas e identificar características de indivíduos, mesmo em alta velocidade. A reunião para apresentação do modelo aconteceu na manhã desta quinta-feira (18) entre o prefeito municipal e o comandante do 14º CR de Nova Mutum, Coronel Fernando e o sargento Leandro, que representou a Secretaria de Estado de Segurança Pública – SES/MT.

A expectativa é de que sejam instaladas inicialmente quatro câmeras com tecnologia OCR que estarão 100% conectadas ao Centro de Operações Integradas – CIOSP, auxiliando na a Polícia Militar a identificar e localizar veículos e pessoas envolvidas em ocorrências criminais numa faixa de cobertura do 14º Comando Regional de Policia Militar, operando em consonância com outras regionais do Estado e com a Polícia Rodoviária Federal – PRF.

O custo de instalação de cada equipamento está avaliado em cerca de R$ 84 mil e deverão ser instalados em ao menos quatro pontos das rodovias Estaduais e Federais de acesso a cidade e de acordo com o prefeito Dr. Manoel Loureiro Neto (MDB) já dispõe de previsibilidade orçamentária para a aquisição em decorrência da “devolução” de recursos não utilizados pelo Poder Legislativo Municipal.

“Estamos dando um passo muito importante em direção da instalação destes equipamentos de monitoramento por câmeras, é uma tecnologia interativa dotada de inteligência artificial operada em apenas 20 municípios do Estado, mas que já se mostrou efetiva no combate à criminalidade, tendo custo de investimento relativamente baixo mediante ao benefício que proporcionará. Custo esse já previsto no orçamento em decorrência da devolução de parte do duodécimo da Câmara Municipal, mais contrapartida do município”, ressalta o gestor.

O sistema poderá ser ampliado para o monitoramento dos bairros da cidade utilizando câmeras fixas ou speed dome de alta resolução e giro 360º e poderão ser adquiridas pela iniciativa privada, pelo poder público ou através de parcerias público privadas – PPPs.

Outra novidade tecnológica anunciada pelo coronel Fernando, foi o início da substituição da comunicação via rádio analógico para a digital, que possui maior segurança na transmissão de dados devido a criptografia de tráfego, sendo aplicada para o policiamento ostensivo da 9ª CIA de Polícia Independente de Diamantino já nos próximos 10 dias.

“Nessa semana o 14º CR de Nova Mutum começou a substituição desse sistema de comunicação passando do analógico para o modelo digital, isso reflete na qualidade da prestação de serviço e na segurança dos nossos policiais em serviço, eles conseguirão falar em tempo real numa clareza muito superior a que existe hoje, com informação criptografada, impossibilitando a captação de frequência por parte de estranhos” disse. “Nos próximos 10 dias, iniciaremos a substituição destes equipamentos aqui em Diamantino com a instalação das repetidoras digitais, sob a supervisão da tenente coronel Regina, mas graças ao apoio do nosso comandante geral e do secretário de segurança pública a quem agradeço”, conclui o comandante.

A previsão é de que o sistema seja instalado em todos os municípios que compõem a região do 14º CR/PM, sendo Nova Mutum, São José do Rio Claro, Lucas do Rio Verde, Diamantino, Alto Paraguai, Arenápolis, Santo Afonso e Nortelândia.

Participaram da reunião a comandante da 9ª CIA Independente de PM, Tenente Coronel Regina, o Coronel Teixeira do CIOPAER, o tenente Zanetti, o vice-prefeito de Diamantino, Jozenil Costa Lube Bodão, o secretário de administração Ricardo Batista e os vereadores, Ranielli Patrick (presidente da Câmara), Michelle Cristina Carrasco, Professor Adriano, José Carlos e Arnildo Gerhardt Neto e o presidente do Conseg, Genilson Mendes.

Muralha Digital
14º CR Nova Mutum