Diamantino resgata patrimônio imaterial em comemoração à semana de Mato Grosso

Data: 10 de Maio de 2021
Autor: Haron Alvares
Fonte: Ascom - Prefeitura de Diamantino

Foto por: Kelve Rodrigues

Durante toda a semana, o Governo de Diamantino por meio da assessoria e cultura, em comemoração alusiva aos 273 anos de Mato Grosso, promove o resgate do patrimônio cultural e imaterial do município com a mostra de artistas, lives e sarais de poesia. A programação teve início nesta segunda (10) e segue até o próximo sábado 15 de maio.

Parte da tradição regional, o “Tchá co Bôlo” ganhou destaque nesta manhã na Fundação Cultural e contou com a participação dos secretários de gestão, de vereadores e do prefeito Dr. Manoel Loureiro Neto (MDB) que falou sobre a importância da riqueza cultural de Diamantino para a construção identitária cultural de Mato Grosso.

“Diamantino é um dos maiores expoentes culturais do país, são raros os locais a exceção dos grandes centros que possuem acervos como os expostos em nossos dois museus, aqui preservamos a memória do Brasil e até da Coroa Portuguesa, temos registros jesuíticos e de expedições realizadas por Rondon, Roosevelt e Langsdorf”, disse.

“Entretanto, o maior patrimônio a ser preservado é o imaterial, aquele intangível, a dança, as manifestações religiosas como a percorrida da bandeira do Divino, as manifestações artísticas pela dança e até através das peculiaridades culinárias”, conclui o prefeito.

Ainda nesta segunda-feira, foi realizada uma Live no perfil da Prefeitura de Diamantino no Facebook sob a temática “Pintura em tela livre” com a artesã Maria do Carmo Martins de Oliveira e apresentação do “Rasqueado” com o casal Antônio e Helena.

Amanhã, terça-feira (11.05) serão apresentados pelos senhores Claudio Guimarães, Antônio Mesquita e Edith Barros, depoimentos acerca das lendas urbanas, crendices e contos populares de Diamantino.

Na quarta-feira (12.05) haverá Live às 16 horas no perfil da Prefeitura de Diamantino no Facebook, sobre artesanatos com as artesãs Lenice e Valquíria além da apresentação da velha guarda e de Siriri com Viviane Cristina.

Quinta-feira (13.05), acontece Live com transmissão pelo perfil da Prefeitura de Diamantino no Facebook sobre música com Raquel Lachman dos Santos, linguajar cuiabano com Suzana Dias, sobre o “Cururu” com Senhor Geraldo e a declamação de poesias do escritor Sérgio Rosman por Nivaldo Gomes.

Sexta-feira (14.05), também com transmissão pela fanpage da Prefeitura de Diamantino no Facebook, ocorre a Live sobre a dança do “Siriri” com apresentação artística.

Finalizando, no sábado (15.05) haverá a apresentação da gravação com Edileuza Macedo sobre as manifestações religiosas, vivências em Mato Grosso, dança do Siriri e sobre o manejo e confecção da viola de chocho.

Endereço: Rua Joaquim Pereira Feirreira Mendes, 2341 - Jardim Eldorado
Horário de Atendimento: 07:00 às 11 hs e das 13 às 17 hs