COMBATE AO MOSQUITO

Diamantino inicia 2023 com levantamento dos bairros com maiores índices do mosquito da dengue

Agentes de combate às endemias realizaram nos dias 19 e 20 de janeiro o LIRAa - Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti

Data: 23 de Janeiro de 2023
Autor: Anna Clara Capistrano
Fonte: Superintendência de Comunicação

Foto por: John Oliveira

A Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino (MT), por meio do Setor de Vigilância Ambiental, realizou nos dias 19 e 20 de janeiro o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2023. O objetivo é combater as doenças da Dengue, Chikungunya e Zika, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O Levantamento tem o propósito de identificar a situação de infestação nos bairros e auxiliar nas atividades de prevenção e controle da doença.

Ao todo serão quatro levantamentos no ano, conforme o calendário determinado pelo Ministério da Saúde do Governo Federal. Para a pesquisa, todos os bairros da cidade foram visitados. Cerca de 11 Agentes de Combate às Endemias (ACEs) estão envolvidos neste trabalho. A partir dos resultados, serão feitos planejamentos de ações nos principais pontos críticos.

Durante o trabalho foram encontrados vários focos do mosquito transmissor da dengue. Lucas Adolfo, coordenador da vigilância ambiental, alerta a população.

“Já estivemos em todos os bairros mapeando a infestação predial do mosquito. O objetivo para 2023 é traçar a melhor estratégia para prevenir, combater e diminuir o índice nessas determinadas áreas. Contamos com a ajuda de vocês para estarem nos recebendo nas residências e nos auxiliando a combater esse mosquito que propaga tantas doenças”, pediu o agente.

O coordenador também informa que haverá o mutirão para recolhimento de entulhos descartados irregularmente no município. “As maiorias das larvas coletadas são encontradas dentro de itens domiciliares. Pedimos a reflexão da população sobre descarte e o acúmulo do seu lixo doméstico em quintais e lotes”, frisou.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que as orientações promovidas pelos agentes são diárias e atingem comerciantes, residências e espaços públicos.

Último Levantamento

Conforme relatório da Vigilância Ambiental, em 2022 foram registrados 1286 notificações de Dengue em Diamantino, sendo 366 positivos e levando uma pessoa a óbito. O documento também informa 0 casos positivos de Chikungunya e Zika.

Ao todo, também foram recolhidos 4200 pneus descartados pelas borracharias ou encontrados terrenos baldios e espaços públicos. Os pneus recolhidos são destinados a um ecoponto, sendo um local apropriado para armazenagem e em seguida, são levados para reciclagem.

A Secretaria de Saúde informa que denúncias, sugestões e dúvidas sobre acúmulo de lixo, descarte de pneus e possíveis focos de mosquito podem ser registrados na Ouvidoria Municipal através do telefone 0800 643 0066 ou pelo link do site:

Prefeitura de Diamantino
Vigilância Ambiental
Agente de Combate às Endemias
Dengue
Aedes aegypti
LIRAa 2023
Endereço: Rua Desembargador Joaquim Pereira Ferreira Mendes,2287 - Bairro Jardim Eldorado
Horário de Atendimento: 07:00h às 11:00h 13:00h ás 17:00h