INICIATIVA PIONEIRA

Diamantino e a importância da saúde bucal- dia 'D' nas escolas municipais.

A Prefeitura de Diamantino, com apoio do Ministério da Saúde, realizou uma ação pioneira de saúde bucal para alunos, utilizando o Tratamento Restaurador Atraumático e promovendo a saúde infantil.

Data: 09 de Maio de 2024
Autor: Mariana Barão
Fonte: ASCOM

Foto por: Luana Rodrigues

Prefeitura de Diamantino promove o “Dia D Mais Saúde Bucal na Escola”
No dia 8 de maio, quarta-feira, a Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria de Saúde Municipal, realizou o “Dia D Mais Saúde Bucal na Escola”. Essa iniciativa, já presente em algumas regiões do Brasil e também em nosso município, tem como objetivo levar mais saúde bucal às escolas, através das ações de promoção, prevenção, identificação das necessidades e do Tratamento Restaurador Atraumático.


A antiga Escola Agrícola de Diamantino foi o local escolhido para essa ação. Os alunos da Escola Municipal Elza Martins de Queiroz receberam o atendimento odontológico, e o prefeito, Dr. Manoel Loureiro, esteve presente para destacar a importância desse programa para a saúde das crianças. Ele ressaltou que, como médico, compreende os benefícios e a relevância dessa iniciativa, que evita danos à saúde, incluindo problemas cardíacos.

A ação contou também com a presença do apoiador técnico do Ministério da Saúde Alcir José de Oliveira Junior do Distrito Federal e de uma equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde de MT, entre eles José de Figueiredo técnico da Coordenadoria de Saúde Bucal e Andrea Regina Coelho Coordenadora Estadual de Saúde Bucal.


Diamantino também se destaca ao ser pioneira no estado ao realizar o Tratamento Restaurador Atraumático (ART). Esse procedimento inovador não causa dor ou incômodo às crianças, dispensando o uso de brocas e anestesia.


O projeto conta com o apoio técnico do Ministério da Saúde e é uma parceria entre o governo federal, governo estadual e a Prefeitura de Diamantino. A Dra. Aline, cirurgiã-dentista da Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Pedregal, explicou como a técnica restauradora atraumática é aplicada durante o atendimento, incluindo a escovação.


Essa ação pioneira reforça o compromisso da gestão municipal com a saúde bucal das crianças, contribuindo para o cuidado geral e o bem-estar da população infantil. O secretário da saúde municipal Itamar Bonfim enfatizou que investir na saúde bucal é investir no futuro de Diamantino. O programa Saúde na Escola (PSE) continuará fazendo parte da rotina das equipes de saúde da atenção primária, garantindo sorrisos saudáveis e qualidade de vida para nossos escolares.

saude
diaDnasescolas
prefeitura
parceria
saudebucalinfantil
ação
Endereço: Rua Desembargador Joaquim Pereira Ferreira Mendes,2287 - Bairro Jardim Eldorado
Telefone: (65) 3336-6400
Horário de Atendimento: 07:00 ás 13:00
CNPJ - Prefeitura Municipal de Diamantino: 03.648.540/0001-74