Dia Internacional da Enfermagem é celebrado com caminhada Vida pela Vida em Diamantino

Data: 13 de Maio de 2022
Autor: Geisi Catrinque
Fonte: ASCOM - Prefeitura de Diamantino

Foto por: Kelve Rodrigues

A Caminhada Vida pela Vida foi um sucesso e marcou mais um dia de programação da 1ª Semana da Enfermagem em Diamantino alusiva ao Dia Internacional da Enfermagem, comemorado nesta quinta-feira (12.05). O evento teve como público alvo os profissionais, acadêmicos, professores da área de saúde e a comunidade em geral, todos motivados por hábitos mais saudáveis e qualidade de vida. O percurso iniciou na prefeitura com chegada na Praça Major Caetano Dias.

O movimento  proporcionou mais um reencontro entre os profissionais da classe e propôs também um momento de conscientização sobre a importância da atividade física . Antes da largada houve um alongamento coletivo sob orientação de educadores físicos. A tarde com clima agradável favoreceu para os participantes chegarem ao destino com muita disposição e alegria.

A secretária Marineze Meira participou da caminhada durante todo o percurso e ao final recbeu flores da equipe. Ela também deixou sua mensagem de homenagem. “Parabéns pelas vidas que vocês salvam e pelo carinho e amor com que cuidam ”, declarou.

A enfermeira Geysa Campos, do ESF Jardim Alvorada, destacou que a ação tira os profissionais da invisibilidade e traz união entre as equipes.  "Achei muito bancana porque proporciona maior visibilidade da nossa categoria que é a maior da saúde, a grande massa. Essas atividades trazem alegria, que nesse período ainda pandêmico, mas em menor quantidade de casos, é um grande remédio. Possibilita também a socialização  e a melhoria da autoestima. Aprovadíssima a iniciativa”, pontuou.

O médico da família, Dr. Gustavo Vasconcelos, que atua no ESF Pedregal, falou sobre a importância da mobilização como forma de reconhecimento ao trabalho da classe.  “É bem vantajosa essa participação da comunidade, da classe da enfermagem. Parabéns à secretária de Saúde Marineze por estar elencando esse dia tão especial do enfermeiro, do técnico de enfermagem e auxiliar nas comemorações. São pessoas que fazem quase tudo dentro de um pronto atendimento, em um hospital. O médico está ali para fazer o atendimento, mas quem vai fazer o cuidado todo é o pessoal da enfermagem”, explicou.

Pablo Monteiro, coordenador do ESF Bom Jesus, parabenizou os idealizadores da ação. “Quero parabenizar, porque o evento está sendo maravilhoso e agradecer a iniciativa, a caminhada foi maravilhosa, contando com toda a equipe das unidades de saúde e da prefeitura. Que possamos aderir esse movimento para os próximos anos se estendendo para outras secretarias e outras pessoas da sociedade. É uma forma de valorização e incentivo aos profissionais”, disse.

Endereço: Rua Joaquim Pereira Ferreira Mendes, 2287 - Jardim Eldorado
Horário de Atendimento: 07:00 ás 11:00 13:00 ás 17:00