GRUPO VIVER LEGAL

Cultura em movimento leva 40 idosos para conhecer o Cine Teatro Cuiabá e cinema

O projeto tem objetivo de proporcionar aos idosos o acesso a espaços culturais e ambientes de lazer

Data: 02 de Junho de 2023
Autor: Juliano Patrick
Fonte: Superintendência de Comunicação

Foto por: John Oliveira

A Prefeitura Municipal de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, em parceria o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi), realizou a edição especial do Programa “Cultura em Movimento”. Ao todo, 40 idosos do Grupo Viver Legal conheceram o Cine Teatro Cuiabá e o cinema nesta quarta-feira (31.05). 

A ação acontece em alusão ao “junho Violeta” que é considerado o mês de Conscientização Contra Violência da Pessoa Idosa. Ainda em junho, mais 40 idosos do Novo Diamantino também participarão do projeto que levarão para conhecer pontos culturais na capital de Mato Grosso.

Na parte da manhã, os idosos começaram o dia conhecendo o Cine Teatro Cuiabá, local que abriga muitas histórias e preserva uma arquitetura singular. O ponto cultural foi inaugurado em 1942. 

Dona Maria de Fátima é uma das idosas que integram o Grupo Viver Legal, ela falou da experiência de um dos momentos do passeio, que foi conhecer o local histórico da capital. 

“O Cine Teatro é muito bacana, é maravilhoso, toda a programação que aconteceu aqui, o show, a homenagem, gostei bastante. Agora eu falo por todos os meus colegas, estar aqui hoje faz uma diferença muito grande na vida dos idosos, amamos. Eu agradeço muito essa experiência em conhecer esse espaço cultural”, contou Maria de Fátima. 

Durante o passeio no Cine Teatro Cuiabá foi exibido no telão a mensagem especial gravada dos seus familiares, momento de muita emoção e alegria. 

“Eu fiquei surpresa e me emocionei ao assistir o depoimento da minha filha, pois ela é muito tímida, quando eu a vi naquele telão do Cine Teatro eu me apaixonei, foi algo que ninguém esperava. Nosso coração balançou muito e ficou feliz”, destacou dona Maria de Fátima.  

O Cine Teatro Cuiabá já oportunizou grandes espetáculos cinematográficos e cênicos, como na década de 50, era comum receber artistas nacionais, como a cantora Ângela Maria e até mesmo cantores internacionais como o grupo Los Panchos. Em 1984 o Cine Teatro Cuiabá foi tombado como Patrimônio Histórico. 

O prédio, que possui 1.182 m2 de área, tem capacidade para 515 pessoas e foi construído na área central da capital de Mato Grosso, na Avenida Getúlio Vargas. A construção do imóvel para os padrões da época era considerada luxuosa e moderna, sendo um lugar de grande agitação. 

Ainda no local histórico, o Grupo Viver Legal apreciou um show exclusivo do cantor Roberto Lucialdo que agitou os 40 idosos presentes, assim como a equipe de apoio que estavam zelando deles. 

O cantor, que é o rei do rasqueado cuiabano, já vendeu milhares de discos e suas composições ganharam popularidade, sendo até hoje tocadas para quem gosta de dançar rasqueado nas festas em Mato Grosso e até fora do estado. Roberto Lucialdo é um dos cantores que faz parte da realeza da música cuiabana. 

Já na programação da tarde, o grupo fez um passeio em um dos shoppings em Cuiabá. Muitos idosos tiveram contato com o cinema pela primeira vez. 

Dona Clarisse Rodrigues Martins contou a experiência ao ter contato com a sétima arte. “Todos estavam vibrando e contentes. Deu para notar na face dos meus colegas que estavam amando conhecer o cinema e o passeio de forma geral.” 

O filme assistido pelo Grupo Viver Legal nas telonas do cinema foi Pequena Sereia. 

Dona Clarissa ainda contou como foi o trajeto da ida até a capital e a volta para Diamantino. “No ônibus foi uma animação total, desde a ida até a volta para nossa cidade. Quem tinha voz cantou, quem não cantou bateu palma e assim fizemos essa programação maravilhosa.”

O coordenador da Assistência Social de Diamantino, Lucas Gabriel, falou da importância de proporcionar momentos como esse para os idosos. 

“Nada melhor do que falar sobre cultura é vivenciá-las. Programações como essa contribuem para o bem-estar, aumenta o conhecimento e a socialização dos nossos idosos. Além disso, eles se divertem e tem um momento especial de lazer. Esse dia também foi uma forma de homenageá-los. No mês de junho é realizado o Dia da Conscientização Contra Violência da Pessoa Idosa”, destacou Lucas.   

A coordenadora do projeto Cultura em Movimento, Andressa Lavigne, comentou sobre o programa. “O Cultura em Movimento tem o carinho de levar nossos idosos para conhecer a capital do nosso estado. O projeto vem trabalhar a autoestima, o conhecimento, o saber, é lindo ver no rosto deles a felicidade.”

#Grupo Viver Legal
#Idosos
#Cine Teatro
#Cinema
Endereço: Rua Desembargador Joaquim Pereira Ferreira Mendes,2287 - Bairro Jardim Eldorado
Telefone: (65) 3336-6400
Horário de Atendimento: 07:00 ás 13:00
CNPJ - Prefeitura Municipal de Diamantino: 03.648.540/0001-74