INCLUSÃO E INCENTIVO

Crianças e servidores celebram 1 ano do projeto “Cultura em Movimento” levando mais 34 crianças pela primeira vez ao cinema e a Arena Pantanal

Ao longo da história do projeto foram atendidos 320 participantes, entre crianças e idosos, que tiveram a oportunidade de conhecer pontos turísticos e culturais de Cuiabá

Data: 30 de Novembro de 2023
Autor: Jany Leite e Anna Capistrano
Fonte: Superintendência de Comunicação

Foto por: kelve Rodrigues

Bolo, parabéns, olhos brilhando e muitos sorrisos. Foi assim que a Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, comemorou um ano do projeto “Cultura em Movimento”. A celebração aconteceu nesta terça-feira (28.11) em Cuiabá-MT, que durante a 6° edição levou mais 34 crianças da Escola Municipal Elza Martins de Queiroz e do Projeto Siriri Mirim.

Os pequenos visitaram o estádio da Arena Pantanal, o maior Shopping Center do Estado, aproveitaram o parque de diversões, tiveram contato com a sétima arte por meio do filme, tudo isso em comemoração ao um ano de projeto.

Para tornar o passeio mais seguro, as crianças receberam camisetas do projeto, crachás de identificação com o contato do seu tutor, tênis e garrafa de água para se manterem hidratados. Durante o passeio foram fornecidos alimentação gratuita sendo café da manhã, almoço, lanche da tarde, além do delicioso bolo e doces do parabéns. No cinema elas aproveitaram a atividade recebendo pipoca e refrigerante. Ao final, já em clima de natal, os pequenos também receberam um mini panetone.

O secretário da pasta, Caique Loureiro, falou sobre a importância de incentivar o conhecimento e oportunizar, de maneira lúdica e dinâmica, o interesse de crianças e adolescentes em projetos municipais que promovam transformação social.

“Neste um ano alcançamos mais de 300 pessoas beneficiadas pelo projeto. Nossa ideia inicial sempre foi despertar o interesse em quem participa pela primeira vez e depois ampliar para outros projetos, como o grupo de dança de siriri “Diamantes do Cerrado”, na música por meio do “Cultura Show”. Temos trabalhado pela continuidade em promover a cultura para nossos pequenos diamantinenses.”

O secretário ainda complementou: “É um trabalho em conjunto com as outras secretarias. Em nosso município também temos as escolinhas esportivas, aulas de robótica, educação em saúde nas escolas, atividades para pessoas idosas no Grupo Viver Legal e muito mais.”

O gestor do município, Dr. Manoel Loureiro, esteve acompanhando de perto a ação e reforçou o compromisso da administração municipal em continuar viabilizando ações que incluam as pessoas em situação de vulnerabilidade em projetos que promovam oportunidades de crescimento.

“Meu sentimento é de alegria. Esse é o papel da nossa gestão, contemplar o próximo ao viabilizar ações que incluam lazer, cultura, educação e que despertem a curiosidade e conhecimento nos pequenos que ainda não tiveram essa oportunidade. Ver tantos rostos felizes é inestimável, o dia de hoje vai ficar marcado em nossas vidas e em meu coração.”

De acordo com a assessora da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Raquel Pinho, o projeto “surgiu do desejo em levar cultura, conhecimento e lazer para crianças em situação de vulnerabilidade”. Cerca de 320 participantes, entre crianças e idosos, já tiveram a oportunidade de conhecer pontos turísticos e culturais de Cuiabá no primeiro ano do projeto.

“Nosso objetivo é justamente fortalecer o direito ao acesso da cultura, viabilizando conhecimento, lazer e diversão para os pequenos. Nosso olhar em promover oportunidades também vai para além das crianças, já que em edições especiais os idosos de Diamantino também foram abraçados. Nesta edição de um ano preparamos um parabéns para nossas crianças, foi um momento muito especial.”

A mãe de uma das crianças participantes, Hiosiani Massarolo, comentou sobre como os projetos municipais se integram uns aos outros e fortalecem o ensino de habilidades para sua filha Ana Clara.

“O Cultura em Movimento é um projeto de suma importância, pois abre o horizonte de possibilidades paras nossas crianças. A Ana Clara também participa do grupo de siriri e de aulas de informática, é muito bom ver ela interessada em aprender coisas novas. Sou muito grata que minha filha tenha acesso a projetos que agregam ainda mais na formação dela como pessoa.”

O estudante, José Natanael, de 10 anos, participou do passeio pela primeira vez e compartilhou uma curiosidade que emocionou a todos. 

“Eu nunca tinha andado de elevador antes! Eu estava nervoso de entrar nessa engenhoca, quando o elevador começou a subir senti um frio na barriga, foi uma mistura de medo com ansiedade, ainda bem que tinha o tio para me acompanhar. Foi muito legal esse momento, vou lembrar para o resto da minha vida.”

A participante, Isabeli Lima, de 11 anos, compartilhou qual momento foi mais emocionante para ela. “Conhecer a Arena Pantanal foi o momento que mais esperei pela viagem. Eu imaginei que seria grande, mas me surpreendi quando cheguei aqui e vi que era muito maior do que imaginava. Eu amei muito o passeio e irei lembrar sempre desse dia.”

O monitor, Flávio Vinícius, que acompanhou o projeto desde a 1° edição, contou a gratidão que tem em estar envolvido nessa ação que abraça os pequenos. 

“Cada edição é sempre uma novidade, são crianças com histórias de vida diferentes uma das outras. É muito gratificante acompanhar esse lindo projeto. Ser monitor é sempre levar algum aprendizado ao fim de cada edição, eu aprendo muito com os pequenos e sempre chego em casa com o sentimento de gratidão e alegria.”

O ônibus que levou os pequenos munícipes foi disponibilizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

#celebração
#culturaemmovimento
#crianças
Endereço: Rua Desembargador Joaquim Pereira Ferreira Mendes,2287 - Bairro Jardim Eldorado
Telefone: (65) 3336-6400
Horário de Atendimento: 12:00h às 18:00h
CNPJ - Prefeitura Municipal de Diamantino: 03.648.540/0001-74

Privacidade