ALFABETIZAÇÃO

Cresce em 33% o número de crianças da Rede Municipal de Ensino que aprenderam a ler na idade certa

Cerca de 711 estudantes da rede de ensino (municipal e estadual) evoluíram de pré-leitor a leitor iniciante e leitor fluente em Diamantino em 2022

Data: 16 de Maio de 2023
Autor: Anna Capistrano
Fonte: Superintendência de Comunicação

Foto por: John Oliveira

A Diretoria Regional de Educação de Diamantino (DRE-DMT) e a Secretaria Municipal de Educação apresentaram ao prefeito Dr. Manoel Loureiro, no dia (25.04), os resultados alcançados pelo Programa Alfabetiza MT em 2022 no município. Crianças diamantinenses do 1º e 2º ano do ensino fundamental apresentaram uma melhora de 33% na fluência leitora em comparação ao diagnóstico realizado em 2021.

De acordo com a Secretaria de Educação, 10 unidades escolares participaram das Avaliações Externas do Programa Alfabetiza MT e mais 04 foram envolvidas em todas as atividades. Com o objetivo de garantir o direito de crianças à alfabetização na idade certa, o programa trabalha em três frentes:

1ª) Formação dos docentes do 1º e 2º ano com materiais complementares de apoio às atividades de alfabetização;
2ª) Material didático para os estudantes do 1º e 2º ano do ensino fundamental I.
3ª) Avaliação da leitura e de proficiência em língua portuguesa e matemática com estudantes do 5º ano que estão migrando para o ensino fundamental II.

De acordo com o governo de Mato Grosso, o Programa Alfabetiza MT visa o fortalecimento das políticas de alfabetização no estado por meio da criação de instrumentos pedagógicos específicos e melhorias contínuas na estrutura de gestão das atividades.

A parceria com a Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, é fruto do regime de colaboração entre estado e município com ênfase na alfabetização das crianças até o 2° ano do ensino fundamental, conforme exigido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação.

Rosilei Carris Montini, Secretária Municipal de Educação destacou que a melhoria nos índices de alfabetização do município se deve ao trabalho conjunto entre todas as esferas de profissionais da educação: professores, formadores, equipe da secretaria e profissionais de educação do estado.

“O programa vem com o objetivo de fortalecer as ações que incentivam a alfabetização no município, seguimos rigorosamente todas as atividades propostas pelo estado e ainda complementamos com nossa própria avaliação municipal que acontece bimestralmente. Os pais e responsáveis podem ter a certeza que estamos e continuaremos trabalhando pela melhor educação para nossas crianças”, frisou a gestora da pasta.

Rosangela Ferreira, Coordenadora Municipal do Programa Alfabetiza MT, explicou sobre o resultado após o diagnóstico que a equipe da secretaria realizou nas escolas a fim de identificar o perfil dos professores e estudantes para a busca de melhoria dos indicadores de alfabetização.

“Depois que identificamos os perfis, traçamos um plano de ação e percebemos a necessidade de um professor articulador em todas as unidades municipais que atendem o ensino fundamental. Esses profissionais foram inseridos nas unidades e estão contribuindo para a formação das crianças”, pontuou a coordenadora.

A professora ainda destacou que neste ano de 2023 cerca de 95% das crianças em idade escolar para participar do programa já passaram pelas avaliações iniciais de leitura e proficiência em língua portuguesa e matemática.

Na oportunidade também foi apresentado às demais políticas educacionais firmadas por meio do regime de cooperação como o ICMS EDUCACIONAL - Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços, além do programa MT Mais Muxirum e Transcolar Rural.

Conforme explicou o Diretor da DRE - Diamantino, Luis Henrique Dutra, o repasse do ICMS Educacional está já previsto no decreto nº 1.514, que apresenta as metas para a educação do município alcançar com o propósito de potencializar ao máximo a captação do recurso atrelados a alfabetização e a qualidade de aprendizagem dos estudantes.

Também participaram da apresentação Dinahmara Hild Ribeiro Leão, diretora regional adjunta de Educação em Mato Grosso; Marcileide Félix da Silva, coordenadora regional do Alfabetiza MT; Ricardo Mendes, procurador de Diamantino; Niedja Pereira De Souza, assessora técnica da educação; Nora Nei Lundquist e Luciana Maria Amorim, formadoras do programa Alfabetiza MT e Ana Rose Augusto, assessora pedagógica de educação no campo.

FORMAÇÕES DO PROGRAMA

Ao todo são oito formações durante o decorrer do ano. Em 2023 as formações acontecerão até o mês de novembro e contam com a formadora municipal para o Ensino Fundamental professora Nora Nei Lundquist e para a Educação Infantil através da professora Luciana Maria da Silva Amorim.

Participam das formações professores, articuladores, coordenadores de unidades escolares, diretores e técnicos de desenvolvimento infantil (TDI’s). O dos objetivos é construir junto aos profissionais o desenvolvimento de habilidades para melhorar o processo de ensino-aprendizagem e alfabetização que ocorre dentro do espaço escolar diariamente.

Prefeitura de Diamantino
Alfabetiza MT