Com apoio da prefeitura, agricultora de Diamantino é protagonista na produção de hortaliças

Data: 24 de Maio de 2022
Autor: Geisi Catrinque
Fonte: Ascom - Prefeitura de Diamantino

Foto por: Kelve Rodrigues

Mulher forte e destemida é a agricultora familiar Maria Aparecida Pires, conhecida como Cida, na comunidade Caeté, distante cerca de 25 quilômetros de Diamantino. Ela é proprietária do Sítio Primavera, lote 56, onde vive há mais de 23 anos. Na propriedade, Cida, o esposo e o filho plantam e tiram o sustento do lar com toda assistência da Secretaria Municipal de Agricultura.

Como toda mulher rural, a Cida acumula as tarefas domésticas e do campo, mas é do cultivo de hortaliças que ela mais se orgulha da rotina diária de trabalho. “A gente vive daqui, é de onde a gente tira o sustento da família, paga conta, come e bebe”, contou.

Na propriedade da Cida se produz de tudo: batata, mandioca, pepino, pimentão, banana, abobrinha, pimenta de cheiro, berinjela, tomate, quiabo, tomate, mas o sonho dela e da família é ampliar a produção com cultivo de peixe e outros produtos que já deram certo. “Espero produzir muito, muito mais, investir principalmente em irrigação nesse momento da seca”.

Para ajudar nesse processo, um tanque de peixes já está sendo aberto pela Secretaria Municipal de Agricultura e logo estará disponível para o novo empreendimento rural familiar. “A gente recebe todo apoio da prefeitura, da secretaria, do secretário. A gente procura e eles sempre conseguem um trator, semente, calcário, apoio do agrônomo, o que precisar eles estão à disposição da gente”, relatou.

A assistência que a Secretaria proporciona aos trabalhadores rurais gera reconhecimento. “Esse apoio é essencial, porque se não tiver o apoio deles só a gente não dá conta de comprar tudo isso. Antes a gente não tinha esse atendimento, as estradas nossas eram muito ruins, hoje a gente tem o atendimento, tem como entregar as verduras. Que continue assim, ajudando não só eu, mas todas as comunidades. A agricultura familiar é tudo”, declarou.

O secretário Edson da Silva (Giripoca) acompanhou as ações realizadas no Sítio Primavera, onde conferiu no local as demandas necessárias. “Esse acompanhamento é contínuo, nós estamos buscando diminuir as solicitações que chegam e levando soluções o mais rápido possível. Essas famílias precisam de todo o apoio desde a semente, tratamento do solo, assistência técnica, abertura de tanques e outras ações que estamos intensificando na secretaria”, explicou.

Solidariedade

Além do protagonismo no campo, Cida também ajuda a colocar alimento em outras mesas de quem precisa por meio de doações. Os legumes e verduras não comercializados são entregues no CRAS-Centro de Referência de Assistência Social do município.   “Não tenho coragem de jogar nada fora, porque quando eu não tinha nada, tinha que comprar. Conversei com meu marido pra gente poder doar e quero continuar doando enquanto a gente tem bastante”, finalizou.

Endereço: Rua Joaquim Pereira Ferreira Mendes, 2287 - Jardim Eldorado
Horário de Atendimento: 07:00 ás 11:00 13:00 ás 17:00