CONSCIENTIZAÇÃO

Cinema Social reúne centenas de pessoas nas praças de Diamantino

A ação ocorreu em alusão ao “Maio Laranja”, e teve como objetivo mobilizar a população sobre a importância de denunciar casos de abuso e exploração infantil

Data: 25 de Maio de 2023
Autor: Juliano Patrick
Fonte: Superintendência de Comunicação

Foto por: John Oliveira

Aconteceu nesta terça e quarta-feira (23 e 24.05) o Cinema Social que reuniu centenas de pessoas nas Praças Benedito Bruno e Delbray Cristofolli. A ação foi promovida pela Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania. 

A ação ocorreu em alusão ao “Maio Laranja”, e teve como objetivo mobilizar a população sobre a importância de denunciar casos de abuso e exploração infantil. Sendo assim, no mês de maio as ações são intensificadas para que mais pessoas possam ser alcançadas, bem como para que as crianças possam ter noção caso seja vítima de abuso ou exploração. 

O filme exibido no primeiro dia foi o “O Mágico de Oz”, antes do longa-metragem inspirada na obra literária infanto-juvenil de L.Frank Baum, aconteceu uma palestra de forma mais lúdica para que as crianças e adolescentes entendam a mensagem e a importância da denúncia.

Já no segundo dia foi exibido o filme “Ursinho Pooh”, antes da exibição também foi realizada uma palestra de forma lúdica para que as crianças entendam a mensagem.  

O coordenador da Assistência Social de Diamantino, Lucas Gabriel, falou sobre a ação nos dois dias e reforçou o papel importante de falar sobre o assunto com à população.  

“Estamos trazendo o Cinema Social com objetivo principal de quebrar o tabu que ainda existe na comunidade em falar sobre abuso e exploração de crianças e adolescentes, portanto, buscamos com a ação unir as pessoas em prol desse objetivo, as pessoas participando desse momento e a certeza de que estamos fazendo a diferença para garantir o futuro seguro para essas crianças e adolescentes”, destacou Lucas.  

Ao todo, foram distribuídos 1.600 algodões doces e 1.000 saquinhos de pipoca. 

A psicóloga do Centro de Referência Especial de Assistência Social (Creas) de Diamantino, Nayara Rodrigues, destacou o papel importante da família e a conversa sobre o assunto. 

“É importante que os pais possam conversar com seus filhos de uma forma clara que as crianças possam entender a questão de quais partes do corpo podem ser tocadas, e quais não podem. E o Cinema Social vem para reunir as crianças e família no mesmo lugar para falar sobre o tema”, pontuou a psicóloga do Creas.  

Além disso, fazem parte da ação o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). 

Meios para denunciar
Qualquer pessoa que suspeitar que uma criança ou adolescente esteja sofrendo abuso ou exploração sexual, podem denunciar, de forma anônima, pelo DISQUE 100, que funciona 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados. Ou ainda pode acionar a Polícia Militar pelo telefone 190.

Além disso, outros canais podem ser acionados em Diamantino para realizar a denúncia: Centro de Referência Especial de Assistência Social (Creas), por meio do número (65) 99279-0484 ou o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), telefone (65) 3337-1823. 

Outra opção de denúncia é o Conselho Tutelar, pelo telefone (65) 3336-2867 ou (65) 99277-8639.

#Maio Laranja
#Conscientização
Endereço: Rua Desembargador Joaquim Pereira Ferreira Mendes,2287 - Bairro Jardim Eldorado
Telefone: (65) 3336-6400
Horário de Atendimento: 07:00 ás 13:00
CNPJ - Prefeitura Municipal de Diamantino: 03.648.540/0001-74