Assistência Social em Ação realiza mais de 120 atendimentos na Caeté
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social Trabalho e Cidadania, realizou na última sexta-feira (01.12) atendimentos assistenciais à comunidade rural da Caeté. Com mais de 120 atendimentos realizados, a ação aconteceu na Escola Municipal Castro Alves.
Durante os atendimentos a população teve acesso a serviços de: corte de cabelo, design de sobrancelha, psicólogo, terapeuta, cadastro e atualização do Bolsa Família, assistência social, entregas das cestas básicas fornecidas pelo programa do Governo de Mato Grosso “Vem Ser Mais Solidário”, atualização do Cadastro Único, matrícula da carteirinha do idoso e da identidade jovem.
De acordo com a coordenadora do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Jéssica Szimanski, o projeto “Assistência Social em Ação” que no mês de novembro realizou mais de 350 atendimentos as áreas rurais de Deciolândia, Bojuí e Caeté tem por objetivo viabilizar por meio dos mutirões nas áreas afastadas, os serviços prestado pela pasta.
“É uma forma de levar nossos serviços a comunidade, é muito importante essa troca pois dessa forma conseguimos também assistir as famílias em situação de vulnerabilidade e viabilizar nosso auxílio a quem mais precisa.”
Além dos serviços prestados na unidade escolar, as equipes também realizaram visitas nas residências de famílias que solicitaram e que não puderam ir até o local buscar as cestas básicas, por motivos de locomoção ou físicas.
A técnica de habitação, Ana Maria Cardoso, que realizou os atendimentos nas residências destacou a importância do papel da equipe nas visitas para busca na melhoria da qualidade de vida.
“É importante destacar que estamos em contato frequentemente com as famílias das áreas rurais por outros meios de comunicação, então quando realizamos os mutirões aproveitamos para fazer esse acompanhamento de perto. Nosso papel enquanto assistente social nas visitas é identificar quais as fragilidades que essa família tem, buscando a melhor forma de atendê-los e melhoria na qualidade de vida.”
A participante Luciana de Almeida, que mora há 22 anos na Caeté, buscou os atendimentos da Bolsa Família, assistência social e design de sobrancelhas e que também solicitou a visita em sua residência, falou sobre a importância dos atendimentos nas residências.
“Foi muito bom receber esses atendimentos aqui, não precisei me deslocar e muitas vezes não temos como ir até a cidade chegando a depender de carona ou de ônibus. A assistente realizou uma visita na minha casa, pude mostrar quais ajudas eu preciso e isso é muito importante saber que estão cuidando de nós, é imensurável o sentimento que tenho.”
A servidora, Ana Lúcia Maria Leite, que é responsável por distribuir as senhas dos atendimentos, contou como gratificante poder participar do projeto.
“Eu fico muito feliz quando tem os atendimentos, pois é um projeto lindo e que impacta na vida de muitas pessoas e para que todos possam receber nossos serviços com qualidade passamos semanas nos preparando. Não tem preço ver os rostos de felicidade das pessoas que vêm participar, o sentimento é de gratidão por ter a oportunidade de fazer parte desse momento.”
A participante, Ana Otália, de 64 anos, que buscou pelo serviço de design de sobrancelhas e de concessão de benefícios, avaliou a ação como um serviço essencial.
“É essencial receber esses atendimentos aqui na nossa comunidade pois são muitas pessoas que precisam desse cuidado, fico muito feliz.”
Acompanhando a ação de perto, esteve presente o titular da pasta, Gilson da Silva.