DE AQUECER O CORAÇÃO

40 crianças de baixa renda de Diamantino conhecem o cinema e a Arena Pantanal através do projeto Cultura em Movimento

Participaram da programação crianças com famílias de baixa renda e crianças do abrigo de menores, Lar Anjo Gabriel

Data: 19 de Janeiro de 2023
Autor: Anna Clara Capistrano
Fonte: Superintendência de Comunicação

Foto por: John Oliveira

Sorrisos estampados e olhos bem atentos. Foi assim que 40 crianças de baixa renda do município de Diamantino (MT) conheceram, nesta quarta-feira (18.01), a Arena Pantanal e o cinema pela 1ª vez em Cuiabá (MT). O projeto “Cultura em Movimento”, que está em sua 2ª edição, é idealizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Diamantino em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. 

Participaram da programação crianças com famílias cadastradas no CadÚnico dos bairros Popino, Progresso, Buriti, Bento Porto, Pedregal e crianças do abrigo de menores, Lar Anjo Gabriel. Ao todo, as crianças foram acompanhadas por 11 monitores das secretarias responsáveis e 01 enfermeira.

Os pequenos começaram o dia especial conhecendo a Arena Pantanal, estádio que sediou jogos da copa do mundo de 2014 e hoje é palco da Série A do futebol brasileiro. As crianças também curtiram o cinema no Shopping Estação e puderam assistir, pela primeira vez, um filme nas telonas. Finalizando a programação com chave de ouro, os pequenos se divertiram nos brinquedos do Planet Park.

Para aproveitarem o dia de maneira confortável e segura, as crianças ganharam um par de tênis, uma camiseta do projeto, um crachá com seu nome e uma pulseira de identificação com sua data de nascimento, nome e telefone do monitor responsável. 

Titular da pasta de Cultura e Turismo, Caique Loureiro falou sobre o compromisso de levar até as crianças uma visão transformadora, incentivando sonhos a partir da cultura, da arte e do esporte.  

“O projeto tem por objetivo garantir o acesso das crianças de famílias de baixa renda a diversos espaços culturais. Levamos as crianças para Cuiabá e lá elas conheceram o cinema e a Arena Pantanal. Através da sétima arte, unimos a cultura e o esporte com o objetivo de transformar a vida das nossas crianças e abrir novos caminhos”, destacou o secretário.

Inês Maria, avó do Lucas Gabriel, Luiz Gustavo e Luiz Eduardo comentou que o projeto “Cultura em Movimento” realizou o sonho dos jovens entusiastas por futebol de conhecer um grande estádio.

“Estou muito feliz pelas crianças estarem indo ver a Arena Pantanal em Cuiabá. Eles adoram jogar futebol e com certeza é um sonho que está sendo realizado. Essa iniciativa da prefeitura é maravilhosa, as crianças nunca tiveram oportunidades assim e sei que elas irão amar. Vão retornar para casa realizadas”, compartilhou.

Kayo Gustavo, de apenas 9 anos, compartilhou quais foram os melhores momentos do dia e falou sobre querer que outras crianças também tenham a experiência.

“Essa é a primeira vez que estou em um campo de futebol tão grande, queria jogar bola, pular e correr. Também foi minha primeira vez no cinema, gostei do filme inteiro. Vou falar para os meus amigos que fui na Arena Pantanal, que é muito bonito e que se eu pudesse teria eles aqui comigo”, ressaltou o pequeno.

Jhully, de 8 anos, falou da emoção de entrar em uma sala de cinema pela primeira vez

“Eu assisti ‘Gato de Botas 2’ e gostei muito. Nunca tinha visto um cinema. Ganhei pipoca e refrigerante. Amei o filme, foi muito divertido”, frisou.
 

Prefeitura de Diamantino
Cultura e Turismo
Cultura em Movimento
Crianças
Arena Pantanal
Cinema
Endereço: Rua Desembargador Joaquim Pereira Ferreira Mendes,2287 - Bairro Jardim Eldorado
Telefone: (65) 3336-6400
Horário de Atendimento: 07:00h às 11:00h 13:00h ás 17:00h
CNPJ - Prefeitura Municipal de Diamantino: 03.648.540/0001-74