ESTIMULANDO SONHOS

1ª edição do Cultura em Movimento de 2024 leva crianças dos projetos culturais de Diamantino para conhecerem a sétima arte na capital

Ao todo, mais de 40 crianças conheceram pela primeira vez pontos turísticos e de lazer em Cuiabá

Data: 01 de Abril de 2024
Autor: Juliano Patrick
Fonte: Superintendência de Comunicação

Foto por: Kelve Rodrigues

A Prefeitura Municipal de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou a 1ª edição do Projeto “Cultura em Movimento” de 2024. Ao todo, mais de 40 crianças conheceram pela primeira vez pontos turísticos e de lazer em Cuiabá na quarta-feira (27.03).

No passeio, as crianças começaram o dia conhecendo a Arena Pantanal, local que possui capacidade para receber mais de 40 mil torcedores e que já sediou os jogos da copa do mundo de 2014. A arena alcançou reconhecimento nacional e internacional por usar parâmetros de sustentabilidade, responsabilidade socioambiental e requalificação urbana da cidade.

Além da Arena Pantanal, as crianças conheceram um dos maiores Shopping Center do estado e puderam aproveitar o parque de diversões, tiveram contato com a sétima arte por meio de um filme nas telonas do cinema. 

Um dos participantes do projeto Robert Kauan, de 15 anos, contou com emoção que essa foi a primeira vez que saiu de Diamantino e compartilhou o sentimento por conhecer tantos lugares incríveis da capital. 

“Foi muito legal, eu aproveitei muito todo o dia de programação. Essa foi a primeira vez que venho a Cuiabá, eu nunca tinha saído antes de Diamantino. Eu conheci com meus colegas muitas coisas novas, é incrível ver tudo isso de perto, a arena pantanal, o cinema, um shopping.”

Ainda em Diamantino os integrantes do projeto tomaram um delicioso café da manhã, e no local elas recebem crachás de identificação, assim como são designados tutores para acompanhá-las tornando o passeio ainda mais seguro. Todas as crianças também recebem camiseta do projeto. 

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Raquel Pinho, falou sobre a ação que tem como objetivo garantir o acesso das crianças de famílias de baixa renda a diversos espaços culturais. 

“Esse projeto tem uma forma de abraçar as crianças do nosso município, nesta primeira edição estão indo crianças do Siriri e da biblioteca municipal. É uma ação que proporciona a experiência e vivência dos pequenos na cidade grande, conhecendo espaços culturais.”

A responsável de uma das crianças que participou do Cultura em Movimento, Sirlei Weiss, contou como estava a empolgação da afilhada. A pequena faz parte do projeto da biblioteca municipal e é um momento importante para a família que sempre incentiva a ter novos conhecimentos. 

“Ela estava muito empolgada em participar. O Cultura em Movimento é um projeto maravilhoso, além da viagem, tem refeições diferentes, lazer e segurança, e proporciona novos conhecimentos às crianças. Só tenho que agradecer.” 

Outra participante do projeto foi Isabela de Oliveira, de 10 anos, a pequena expressou a alegria que foi conhecer lugares diferentes e alguns deles foi a primeira vez. 

“Eu estou muito feliz, aproveitei ao máximo essa viagem e enfim conheci a Arena Pantanal, é um lugar que nunca visitei, mas sempre tive curiosidade e graças ao projeto consegui realizar esse sonho. Eu fiquei muito animada e ansiosa para este dia.”

Endereço: Rua Desembargador Joaquim Pereira Ferreira Mendes,2287 - Bairro Jardim Eldorado
Telefone: (65) 3336-6400
Horário de Atendimento: 07:00 ás 13:00
CNPJ - Prefeitura Municipal de Diamantino: 03.648.540/0001-74