Publicado em: 05/08/2018 ás 16:43:00 Fonte: Assessoria de comunicação

A Prefeitura municipal de Diamantino iniciou no ano de 2018 várias obras de reformas e reconstruções dos ESFs municipais, como no ESF buriti que recebeu novas salas e equipamentos para melhor atender os usuários da saúde.

O projeto de ampliação e reforma possui uma área total a ampliar de 66,39 m² e a reforma dentro da edificação existente. Com nova sala de reunião, destinada a realizar campanhas e palestras para população, a área existente ganhou mais espaço, sendo assim a sala de procedimentos e esterilização foram separadas da sala de nebulização e administração de medicamentos, priorizando a higienização e privacidade que as salas requerem.

Aos fundos foi criado um modelo padrão de lavanderia, e separação do lixo comum e o contaminado, onde somente os funcionários terão acesso. Esse modelo será utilizado nos outros ESFs. A obra está avaliada em R$ 121.597,25.

A intenção do prefeito Eduardo Capistrano em melhorar a estrutura, é trazer benefícios para as pessoas, tanto para o atendimento à população, quanto para os profissionais que necessitam de condições favoráveis para executar um bom trabalho.

Por meio desta iniciativa, equipes das secretarias de Obras e Saúde realizam avalições periódicas, que devem promover todos os reparos para proporcionar um ambiente moderno, limpo e funcional.

Além da modernização do ambiente, estão sendo trocadas várias portas, janelas, reparos de móveis, pinturas de toda estrutura física, jardinagens dentre outras ações de manutenção e revitalização.

O prefeito municipal explica que apesar das dificuldades que qualquer gestão enfrenta, a intenção é cumprir ao máximo o que se prometeu para a população, principalmente na área da saúde e educação. “Essas ações fazem parte de um projeto mais amplo na área da saúde. Além de cuidar dos prédios, também pensamos na qualidade de atendimento à população. Problemas que existiam quando iniciei a administração, como bancos rasgados e falta de profissionais e material básico, hoje não existe mais nos Postos de Saúde”, explicou prefeito.

Ações realizadas:

ESF Caeté – organização de forro/fossa/ divisória dentro do posto/ organização da dispensa/ troca de portas banheiro/ pintura de toda unidade (interno e externo);

ESF Bojuí – pintura de todo o prédio (interno e externo) e revisão de pontos telhado;

ESF Buriti- reforma e construção de salas reunião, lavanderia e local apropriado para lixo, pintura de toda unidade (interna e externa);

ESF Pedregal – instalação ar condicionado, reorganização telhado, pintura de toda unidade (interna e externa);

ESF Bairro da Ponte – reformas de salas/ pintura (externa e interna)

ESF Bom Jesus – instalação de ares condicionado, reorganização de toda instalação elétrica, pintura (externa e interna);

ESF Pé Branco- pintura (externa e interna), pequenos reparos e organização de calhas telhado;

Centro de Reabilitação – instalação de ares condicionados/ pintura externa / reforma de 03 salas para adaptação central de vagas;

Farmácia Municipal – pintura (interna e externa) /identificação da unidade/ reforma de banheiro para paciente/ colocação de portão para segurança e troca de telhado.