Publicado em: 10/09/2018 ás 08:26:00 Fonte: Facilita Gestão Pública Brasil

O Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) faz parte de uma iniciativa do Ministério da Saúde voltada para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS). O programa tem como finalidade garantir o acesso integral a ações e serviços de qualidade, de forma que contribua para a melhoria das condições de saúde da população.

Os resultados finais da avaliação de 2017, disponibilizadas em um aplicativo desenvolvido para avaliação do Programa, mostraram o desempenho alcançado por cada município do estado. O sistema avalia, consolida e processa todos os dados, com base na normatização pactuada, para obtenção dos resultados relativos ao alcance das metas dos indicadores selecionados e dos valores financeiros que foram repassados para municípios e o estado. Confira Aqui

Diamantino, localizado a (200 km de Cuiabá) na avalição alcançou 13 indicadores dos 15 que são exigidos pelo Ministério da Saúde, ficando em uma boa colocação entre os municípios do estado.

Os critérios de avalição são designados para os indicadores dos programas de Proporção de Salas de Vacina, Proporção no controle de doenças, Proporção de pacientes examinados entre outros que foram exigidos pela avaliação.

O município referente aos indicadores se mostrou competente e trabalhou em busca de alcançar a meta nos serviços de saúde da região.

Para secretária de saúde do Município Cleide Anzil, essa conquista só aconteceu a partir da capacitação dos funcionários, do trabalho em equipe e de diversas mudanças na Saúde Municipal de Diamantino.

Na secretaria de saúde esses resultados já apontam reflexos na melhoria da saúde do município.

O prefeito Eduardo Capistrano, recentemente ampliou e reformou as Estratégias Saúde da Família (ESFs) do município com o intuito de garantir melhorias no atendimento da saúde básica da população de diamantino.

Esse resultado motiva a secretaria de saúde e a prefeitura dar continuidade no trabalho de melhorias para saúde no município, trazendo para o cidadão informações que possa mostrar onde e como os recursos da saúde estão sendo aplicados.