Publicado em: 09/09/2018 ás 08:30:00 Fonte: Facilita Gestão Pública Brasil

Os municípios de Diamantino e Arenápolis (MT)  mamães e seus bebes, passaram por diversas atividades e orientações sobre a importância do aleitamento materno nas Estratégia de Saúde da Família (ESFs) de seus municípios.

Segundo O Ministério da Saúde a amamentação é importante para saúde da criança, ela é recomendada até os dois anos de idade ou mais, e que nos primeiros 6 meses, o bebê receba somente leite materno, sem necessidade de sucos, chás, água e outros alimentos. 

Quanto mais tempo o bebê mamar no peito, melhor para ele e para a mãe. 

Segundo a cartilha do (MS) os benefícios que leite materno traz para os bebes é um alimento completo.  Isso significa que, até os 6 meses, o bebê não precisa de nenhum outro alimento. O leite materno é especial para ele e funciona como uma vacina, pois é rico em anticorpos, protegendo a criança de muitas doenças.

Para as crianças O leite materno protege contra diarreias, infecções respiratórias e alergias. Para as mães reduz o peso mais rapidamente após o parto. Ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia após o parto. Reduz o risco de diabetes. Reduz o risco de desenvolvimento de câncer de mama e de ovário.

No município de Diamantino as atividades, tiveram uma semana de programação especial com orientações de especialista dos (ESFs).  Na programação aconteceu rodas de conversas, massagens shantala, consultas medicas entre outras atividades que completaram a semana voltada para a campanha de aleitamento materno no município.

No município de Arenápolis não foi diferente os profissionais das Estratégia de Saúde da Família (ESFs) se reuniram com as mamães do município, para repassar orientações e atividades voltadas para campanha de aleitamento.

A campanha que é realizada no mês de agosto, foi denominada de Agosto dourado, devido as comemorações da semana mundial da amamentação mundial que é comemorada entre 1º a 7 de agosto.    Para marcar a 25ª Semana Mundial da Amamentação, em 2017, o Congresso Nacional Brasileiro instituiu, por meio da lei número 13.435, denominou o Mês do Aleitamento Materno.

A escolha do Dourado segundo OMS (Organização Mundial da Saúde) a cor faz menção leite maternoalimento de ouro para a saúde dos bebês.

 A intenção dessa campanha é promover a informação acerca da importância da amamentação para as crianças e também para as mães.

Notícias relacionadas