Imprensa Notícias Reunião discute pactuação da saúde de municípios da região com Diamantino

20/03/2017 às 11:39

Autor: Assessoria

Na manhã da última sexta-feira (17) foi realizada, no Plenário da Câmara Municipal de Diamantino, a reunião mensal da CIR – Comissão Intergestores Regional. O evento reuniu prefeitos, vereadores, e gestores da área de saúde de 11 cidades da região. O objetivo foi discutir a pactuação dos municípios com Diamantino, já que o Hospital São João Batista, no Município, atende a toda região.

Atualmente, o Consórcio Intermunicipal de Saúde, que administra o Hospital São João Batista, recebe do Governo do Estado, R$ 419 mil reais mensais. No momento, integram o Consórcio apenas os municípios de Diamantino, Alto Paraguai, São José do Rio Claro e Nortelândia. O prefeito Eduardo Capistrano comenta a importância da pactuação dos demais municípios com Diamantino, além de sua integração no Consórcio Intermunicipal de Saúde. “Por conta do repasse do Governo do Estado, nós já atendemos [todos os municípios da região] sem eles estarem pactuados. É uma forma de regularizar ainda mais esses atendimentos, dentro do Hospital São João Batista”, explicou.

Durante a reunião, gestores de alguns municípios sinalizaram interesse em ingressar no Consórcio Intermunicipal de Saúde, ou até mesmo retornar. “Há interesse de Nobres em retornar para o Consórcio. Outros municípios já sinalizaram a pactuação com o Hospital e, quem sabe, no futuro, ingressem também no Consórcio”, pontuou.

O presidente da Câmara Municipal de Diamantino, Jozenil Costa Lube, o vereador “Bodão”, também comentou a importância da pactuação e do fortalecimento do Consórcio. “Importante essa iniciativa do prefeito Eduardo Capistrano, de ‘chamar’ os municípios da região para participarem desta conversação para que façam parte do Consórcio. Assim, viabiliza o oferecimento de mais especialidades para os pacientes de toda região”, ressaltou.

O prefeito de Nortelândia, Jocimar Fernandes, o “Zema”, também ressaltou a importância da união dos municípios para fortalecimento da saúde na região. “Esse encontro visa fortalecer nossa regional. Tratando-se de saúde, todos os municípios deste Consórcio são municípios ‘pobres’. Não conseguem fazer média e alta complexidade. Esse evento visa a aproximação dos gestores municipais com seus secretários, para uma nova pactuação, para fortalecer o Hospital São João Batista, para fortalecer o Hospital Sant’Ana, para que nós tenhamos referência dentro de nossa região”, lembrou.

O diretor do Escritório Regional de Saúde, Cacá Almeida, comentou a importância do evento de sexta-feira, para que nos novos gestores compreendam a importância da pactuação. “É importante para os novos prefeitos entenderem que, ao pactuarem com Diamantino, estarão fortalecendo todo o sistema de saúde regional. Desta forma, poderá melhor atender ao usuário do SUS. Nobres e Rosário, por exemplo, se pactuarem conosco, irá fortalecer o Hospital São João Batista. Poderemos atender melhor o paciente aqui, do que se for pactuado com Cuiabá ou Tangará da Serra”, ressaltou.