Publicado em: 26/04/2018 ás 08:22:00

O mapa do turismo do Mato Grosso cresceu em comparação ao ano passado. O Estado inseriu 17 municípios no mapa, passando de 77 para 94 cidades com vocação turística distribuídas em 16 regiões turísticas. Uma delas é o Circuito das Águas de Mato Grosso, região onde está inserido o município de Diamantino.

Amorésio Vidrago, Assessor de Turismo de Diamantino, fala das reuniões em torno do assunto e da conquista de inserir Diamantino no Mapa Turístico Brasileiro. "Nós reunimos a nossa equipe para participar desse evento no qual Diamantino faz parte do grupo Circuito das Águas, no qual nós temos incluído nesse grupo 8 municípios que compõe o Circuito das Águas", disse.

O levantamento completo do Mapa do Turismo Brasileiro foi divulgado pelo Ministério do Turismo. Em todo país foram listados 3.285 municípios em 328 regiões turísticas. De acordo com o Assessor Municipal, a necessidade de identificação e classificação de Diamantino no cenário turístico do país tem o objetivo de fomentar Políticas Públicas e investimentos adequados à realidade turística do município, pois de acordo com ele, Diamantino está inserido em um dos mais belos locais do planeta. "Hoje nós estamos incluídos no Mapa Turístico do Brasil, então em qualquer parte do Brasil ou do mundo você pode acessar e ver na área do Mapa Turístico do Brasil o município de Diamantino inserido na área turística. Esse foi o passo fundamental para nós", explicou.

Amorésio fala que a região está se organizando e o mais importante é a união que está se formando em torno das cidades inseridas no Circuito das Águas de Mato Grosso. "Participar dessa reunião na qual nós denominamos nossa região de Circuito das Águas onde se compõe 8 municípios que são: Jangada, Rosário Oeste, Nobres, Diamantino, Nortelândia, São José do Rio Claro, Chapada dos Guimarães e Nova Brasilândia. Então esses 8 municípios compõem o Circuito das Águas. O que nós idealizamos com esses 8 municípios? Que realmente a união faz a força! Nós sabemos muito bem que unidos nós seremos maiores e teremos mais força para elevar o turismo aqui na nossa região.

O Mapa é um instrumento muito importante para a gestão, estruturação e promoção dos destinos turísticos. Para divulgação do potencial de Diamantino será confeccionada uma revista turística da cidade, com os locais e suas características atrativas. Amorésio fala da felicidade em estar promovendo o potencial turístico da cidade. "Nós tivemos a felicidade de conhecer nossos pontos turísticos, visitamos nossos rios, nossas cachoeiras que são belíssimas e com isso nós já mapeamos toda essa região turística do município. Nossa região é muito rica em termos de cachoeiras e rios. ", enfatizou o assessor.

Amorésio destaca da importância de se divulgar Diamantino para o Mundo e afirma que em breve deve ser lançada uma revista turística da cidade. "Então nós mapeamos, fizemos um levantamento e estamos agora organizando a revista turística de Diamantino onde vamos ter transcrita nessa revista a distância entre Diamantino e esses pontos turísticos. Portanto vai ser fundamental que nos próximos meses essa revista já esteja circulando aqui na nossa cidade para que os turistas que venham visitar nossa região tenham um acesso maior à visitação desses pontos turísticos", concluiu.

Notícias relacionadas