Publicado em: 05/10/2017 ás 16:48:00 Autor: Assessoria de comunicação

Um projeto do governo de Mato Grosso e parceria com a Prefeitura de Diamantino deve utilizar parte da estrutura do Centro Olímpico Municipal, em Diamantino, para implantar uma escola com aulas voltadas ao esporte de alto rendimento.

De acordo com o prefeito Eduardo Capistrano, as salas disponíveis no mini centro olímpico serão transformadas, gradativamente até 2018, em locais apropriados para as aulas. O projeto ‘Escola Excelência em Esportes’ foi anunciado na visita do secretário adjunto de Educação, Esportes e Lazer, Leonardo de Oliveira.

Além das matérias regulares, como português e matemática, os estudantes, que serão selecionados para o projeto, terão aulas de reforço, natação, musculação e disciplinas específicas voltadas de preferência do aluno. As aulas devem ocorrer em período integral.

O objetivo do projeto é direcionar estudantes com aptidão para o esporte. O alunos receberão todo incentivo e disporão de toda estrutura para desenvolver as habilidades necessárias.

"Não vamos atrapalhar o funcionamento normal do centro olímpico. A intenção é fazer 08 salas de aula para atender os alunos nesta nova forma de fazer educação. O projeto é uma parceria com o governo do Estado e nós estamos muito animados em envolver a comunidade ainda mais com o esporte", afirmou o prefeito Eduardo Capistrano.

Com a área física já construída, a prefeitura municipal deve gastar apenas com equipamentos, mobília e a adequação de um espaço para refeitório. A previsão é de o espaço do Centro Olímpico de Diamantino realmente atenda a comunidade e sirva ao fim para que foi criado.

Leonardo de Oliveira diz que Diamantino receberá a segunda Escola de Excelência no Esporte de Mato Grosso, já que a primeira já está funcionando na Arena Pantanal em Cuiabá.

"Vamos fazer um projeto, que provavelmente começará em novembro, onde iremos recrutar 120 alunos das escolas de nível médio de Diamantino, onde elas terão professores capacitados, uniformes, alimentação para ela ter um contra turno especializado de atividades esportivas”, disse o secretário Leonardo de Oliveira.

O principal objetivo da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso é a busca pela excelência acadêmica e formação integral do jovem estudante. Tudo buscando incentivar os jovens atletas no respeito pelos valores olímpicos.

Seleção de alunos

De acordo com o representante da Seduc-MT, a princípio, as unidades escolares de excelência no esporte devem receber alunos do 8º, 9º anos e turmas para o 1º ano do ensino médio. Os ingressantes devem ser escolhidos através de uma seleção feita pelas Secreatarias de Edução e Cultura e a de Esportes, Lazer e Turismo.