Sinop é campeão masculino e feminino do 12º Circuito Diamantinense de Handball

Competição fez parte das festividades alusivas ao aniversário de 293 anos da cidade e reuniu 20 municípios nas categorias, masculino e feminino.

Data: 21 de Setembro de 2021
Autor: Haron Alvares

Foto por: Kelve Rodrigues

O esporte diamantinense voltou às capas dos principais jornais do Estado ao promover o maior e mais completo open de handball de Mato Grosso. A competição reuniu 20 municípios e teve o Sinop como campeão nas categorias masculino e feminino. O Torneio foi disputado no Ginásio de Esportes do Buriti entre os dias 18 e 19 de setembro.

Na categoria feminina, o time de Diamantino estrou com vitória sobre o Poconé, por 8 x 7 e encarou o Cuiabá na manhã de domingo arrancando um empate por 11 x 11, avançando em primeiro lugar na chave pelo critério de desempate, porém na semifinal esbarrou no Rondonópolis que com excelentes triangulações envolveu o time de Diamantino e garantiu a vaga na final com o placar de 11 x 07.

As meninas de Diamantino, ainda voltaram a encaram o Cuiabá na disputa pelo 3º lugar, mas o cansaço e o calor fizeram diferença e pelo placar de 14 x 08, se despediram da competição.

A final do feminino foi disputada já na noite de domingo (19) entre os times de Rondonópolis e Sinop, tendo o time do “Nortão” do Estado levado a melhor pelo placar de 10 x 06 e soltando o grito de Campeão.

Diamantino entrou em quadra “voando baixo”, foram três jogos durante todo o sábado, dois no período da tarde, vencendo os times de Juara e Poconé pelos placares de 09 x 07 e 14 x 08 respectivamente. Os placares aparentemente deram confiança ao time que no último jogo do dia, venceu o Instituto Educacional de Mato Grosso (Cuiabá), com um placar elástico de 14 x 05, se classificando para as quartas de final contra a Associação Cuiabana de Handball – ACH.

Quartas de final

O jogo mais emocionante do time de Diamantino, ao menos para os espectadores que acompanhavam tudo da arquibancada foi o das quartas de final quando passaram para as semifinais somente após as cobranças dos tiros de sete metros, em razão do empate em 11 x 11 no tempo convencional.

Semifinal

Vinte e sete gols, esse foi o saldo do jogo da semifinal entre ASVG/Nova Mutum e Diamantino na semifinal, marcando 14 vezes contra apenas 13 gols do adversário o time da casa avançou para a final.

Final do 12º Circuito

Com campanhas semelhantes, Diamantino e Sinop se enfrentaram numa final eletrizante diante de mais de 1 mil torcedores que compareceram ao Ginásio de Esportes do Buriti, vibrando a cada lance e empurrando o time da casa. Porém a vitória não estava garantida, os atletas do “Nortão” não jogavam simplesmente pelo título, estavam naquele jogo obstinados em realizar uma homenagem ao amigo e treinador Luis Carlos Simon, o Chuck, que faleceu aos 39 anos no último dia 07 de abril após 19 dias de luta contra a Covid-19 na UTI do Hospital Santo Antônio.

Foi um jogo para guardar na memória, mesmo com as defesas incríveis dos goleiros Jackson e Alexandre não foi possível parar o rolo compressor sinopense que marcou 9 vezes contra apenas 06 de Diamantino, conquistando o primeiro lugar do 12º Circuito Diamantino de Handball.

Horário de Atendimento: 07:00h às 11:00h e 13:00h às 17:00h