Censo Demográfico 

IBGE registra alto número de recusa e ausência de moradores para responder Censo 2022 em Diamantino

A falta de informações prejudica destinação de recursos para o município e dados do IDH

Data: 24 de Março de 2023
Autor: Geisi Catrinque
Fonte: Superintendência de Comunicação

Foto por: IBGE

Desde o mês de agosto em campo, recenseadores do IBGE têm enfrentado dificuldades  para concluir o Censo 2022 em razão do alto número de recusas e ausência para responder ao questionário em Diamantino. De acordo com o Instituto, pelo menos 245 moradores se recusaram a prestar informações ao IBGE e outros 710 estavam ausentes. Também já foram registradas 6.480 entrevistas durante as visitas e a meta é concluir a coleta até o mês de Abril. O Disque-Censo 137 é a ferramenta disponível em todo o país para quem ainda não respondeu ao questionário e deseja agendar uma visita do recenseador. 

O coordenador de Área do Censo na região, Olinto Souza Machado, explica que a recusa e ausências prejudicam o cronograma do trabalho assim como a falta de informações para os índices implicam em prejuízos para o futuro da cidade, comprometendo, por exemplo, o repasse de recursos financeiros para diversas áreas. Pode interferir também na baixa no Índice de Desenvolvimento Humano do município (IDH).

"Faço esse apelo a toda a população de Diamantino para que recebam a equipe do IBGE. Se tiverem dúvidas e não foi recenseado, ligue para o número 137 que vamos agendar uma visita do recenseador a fim de que a população possa responder os questionários do Censo", alertou. 

Obrigatoriedade e sigilo 

É importante destacar que as informações obtidas pelo IBGE são sigilosas e utilizadas exclusivamente para os índices do Censo Demográfico. "As pessoas podem ficar tranquilas com relação a isso porque esses dados são resguardados por lei", completou. 

A lei nº 5.534/68 rege a obrigatoriedade de prestação de informações estatísticas pelo cidadão e dispõe ainda sobre sua responsabilidade de ajudar o país. O mesmo dispositivo assegura aos informantes seu direito de sigilo estatístico e seu dever de prestar informações estatísticas ao IBGE.

Disque-Censo 137

O Disque-Censo 137 é uma operação censitária inédita disponibilizada pelo IBGE que facilita o acesso às pessoas que ainda não foram recenseadas.  Os moradores podem ligar e solicitar a visita de um recenseador a fim de contribuir com a pesquisa. 

Além do 137, o morador que ainda não respondeu ao questionário do IBGE pode procurar a agência do IBGE anexa à Rodoviária de Diamantino, localizada na Rua Desembargador Joaquim Pereira Ferreira Mendes.

Endereço: Rua Desembargador Joaquim Pereira Ferreira Mendes,2287 - Bairro Jardim Eldorado
Telefone: (65) 3336-6400
Horário de Atendimento: 07:00h às 11:00h e 13:00h às 17:00h
CNPJ - Prefeitura Municipal de Diamantino: 03.648.540/0001-74